Preparação e revisão: o trabalho com o texto

Carga horária: 33 horas
Formação a distância
Data: 22 de fevereiro a 03 de maio de 2017 - ATENÇÃO: R$420,00 (valor único, com desconto - em até 6 parcelas no cartão de crédito)

Pedir Reedição

ATENÇÃO!

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. A partir do dia 21 de fevereiro, os inscritos receberão por e-mail: link da plataforma, login e senha. Favor verificar no spam e lixo eletrônico do seu e-mail.

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito Internacional (em até 06 parcelas).



Data(s)

22 de fevereiro a 03 de maio de 2017


Público-alvo

Preparadores, revisores, assistentes editoriais, estudantes de letras, tradutores, escritores, jornalistas e demais interessados.


Conteúdo

Neste curso introdutório sobre o trabalho de preparação e revisão de textos, o cursista aprenderá o fluxo de produção do livro, as técnicas gerais a serem aplicadas à preparação de originais e à revisão de provas, os critérios de padronização editorial e os limites de intervenção no texto. Serão abordados também alguns tópicos pontuais de gramática.

Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução

  1. Aula 1: A produção do livro
  2. Aula 2: A preparação de texto
  3. Aula 3: A coesão textual
  4. Aula 4: O paralelismo gramatical e a organização do parágrafo
  5. Aula 5: O texto de não ficção I
  6. Aula 6: O texto de não ficção II
  7. Aula 7: O texto de ficção I
  8. Aula 8: O texto de ficção II
  9. Aula 9: A revisão de provas I
  10. Aula 10: A revisão de provas II


Objetivos

Dar ao cursista um panorama teórico e prático do trabalho de preparação e revisão de texto para o mercado editorial, para que ele possa entender o seu papel no fluxo de produção e a sua relação com os outros atores do processo. Discutir abordagens, técnicas e limites de intervenção no texto com exercícios práticos, de modo que o cursista tenha a oportunidade de testar suas próprias soluções. Indicar caminhos de aprimoramento profissional.


Metodologia

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão disponibilizados textos e videoaulas. Além de aulas teóricas com foco em procedimentos editoriais, redação e gramática, parte do curso será dedicada à prática da preparação e da revisão, com textos comentados e exercícios.


O curso será online e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

A partir de 22 de fevereiro, a cada 4ª. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (03 de maio de 2017).

O prazo de entrega das atividades é de uma semana, a partir da entrada de cada aula. Pedimos que observem rigorosamente as datas de entrega informadas pelos tutores, pois não aceitaremos atividades fora do prazo.  

A partir do dia 21 de fevereiro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear (anti-spam, firewall, etc.) as mensagens enviadas pela plataforma.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@editora.unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos full time no Facebook. Portanto, para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@editora.unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (seja em PDF - via e-mail - ou disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

Importante!!

A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso), até a data-limite que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente