Produção editorial

Carga horária: 42 horas
Formação a distância
Data: 06 de outubro de 2015 a 19 de janeiro de 2016

Pedir Reedição

Não percam! Últimos dias para inscrição no curso.

Período de recesso: de 21 de dezembro de 2015 a 04 de janeiro de 2016.

Embora a aula 0 inicie em 06 de outubro, aceitaremos novas inscrições até dia 20/10 (aula 2).

Devido à grande procura, prorrogamos as inscrições até o dia 27 de outubro.



Público-alvo

Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; preparadores; revisores; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; empreendedores e futuros empreendedores; bibliotecários; profissionais e futuros profissionais de editoras.


Conteúdo

São abordados no curso: o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora; as responsabilidades dos produtores editoriais; os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.); os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.); o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, estes, entre outros tópicos fundamentais a serem levados em conta na busca da qualidade na elaboração de um livro.


Objetivos

Permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.


Metodologia

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.
A partir de 06 de outubro, a cada 3ª. feira (a partir das 14h), estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (19 de janeiro de 2016).

A partir de 02 de outubro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma do curso (login, senha, etc.).

Devido à prorrogação da data de inscrição (até dia 27 de outubro), lembramos que os inscritos (a partir de 21 de outubro) receberão o acesso à plataforma após a confirmação do pagamento.

Em caso de desistência, favor comunicar via e-mail: unil@editora.unesp.br.

Lembramos que não aceitaremos desistências a partir da AULA 3 (válido para inscrições efetuadas até o dia 20 de outubro).

Para aqueles que se inscreveram a partir do dia 21 de outubro, não aceitaremos desistências a partir da AULA 5.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma:
1. realizar as atividades sugeridas;
2. realizar 70% do total de exercícios indicados durante as aulas.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docentes