Produção editorial - Formação a Distância - Outubro 2014

Carga horária: 45 horas
Presencial
Data: Dia 26/10/2014 ao 28/01/2015

Pedir Reedição

Público-alvo

Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; preparadores; revisores; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; empreendedores e futuros empreendedores; bibliotecários; profissionais e futuros profissionais de editoras.


Conteúdo

São abordados no curso: o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora; as responsabilidades dos produtores editoriais; os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.); os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.); o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, estes, entre outros tópicos fundamentais a serem levados em conta na busca da qualidade na elaboração de um livro. 


Objetivos

Permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.


Metodologia

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.
A partir de 08 de outubro, a cada 4ª. feira, estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (28 de janeiro de 2015). Teremos um período de recesso: de

Os inscritos receberão um e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma do curso (login, senha, etc.).


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma:
1. realizar as atividades sugeridas;
2. realizar 70% do total de exercícios indicados durante as aulas;
3. fazer a Avaliação Final.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
 


Laura Bacellar
Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e redigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005, Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.