Produção gráfica editorial

Carga horária: 15 horas
Presencial
Data: Dia 12/03/2012 ao 16/03/2012, das 18:00 às 21:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Produtores gráficos, designers de mídia impressa, compradores e vendedores de serviços gráficos, editores, assistentes editoriais, bibliotecários, empreendedores e futuros empreendedores, estudantes de arte, design, arquitetura, comunicação e editoração.


Conteúdo

A anatomia do livro. O processo de produção, suas variáveis e mecanismos de controle. A pré-impressão – texto e imagem; fotografia, ilustração, softwares de editoração eletrônica e tratamento de imagens. Fotolitos e provas, sistemas analógico e digital (CTP/DTP). A impressão: sistemas, papéis e tintas de impressão. Impressão em baixas tiragens (on demand). O acabamento: formatos, montagem dos cadernos, colecionamento e encadernação, acabamentos especiais. Critérios para avaliação da qualidade do produto. Critérios de escolha de fornecedores de material e serviços gráficos. Estudo de casos.


Objetivos

Fornecer elementos para o conhecimento básico do processo de produção do livro, destacando as várias etapas desse processo, sua interrelação e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.


Metodologia

Aulas expositivas, análise de produtos, visita a uma gráfica (dia 16 de março - 6a. feira - período da manhã).


Márcia Signorini
Arquiteta, mestre e doutora pela FAU-USP, especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade. Diretora da Signorini Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial.

Docente