Projeto editorial: como transformar uma ideia em livro - Formação a Distância - Novembro 2014

Carga horária: 21 horas
Presencial
Data: Dia 17/11/2014 ao 17/12/2014

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, publishers, coordenadores e consultores editoriais, estudantes de comunicação, letras e editoração, empreendedores e futuros empreendedores, proprietários e futuros proprietários de editoras, outros profissionais e futuros profissionais de editoras e demais interessados.


Conteúdo

Aula 0 – Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e apresentação do curso
Aula 1 – Conceito de edição. Considerações básicas sobre o negócio dos livros.
Aula 2 – Montagem e enriquecimento de um catálogo. A natureza e a justificativa de um projeto editorial.
Aula 3 – Acompanhamento de projetos editoriais e sua execução na área de interesse geral.
Aula 4 – Aspectos relevantes na edição de literatura infantojuvenil.
Aula 5 – Acompanhamento de projetos editoriais e sua execução na área didática.
Aula 6 – A estrutura e o funcionamento editorial para um trabalho centrado em projetos.

DEPOIMENTOS EXCLUSIVOS:

ALZIRA ALLEGRO
Professora e tradutora

AUGUSTO MASSI
Poeta e Professor de Literatura Brasileira
Universidade de São Paulo

DIDIER DIAS DE MORAES
Supervisor de Design
Abril Educação

EDUARDO LACERDA
Editor
Editora Patuá

FELIPE JOSÉ LINDOSO
Antropólogo, editor e consultor

JÉZIO HERNANI BOMFIM GUTIERRE
Editor Executivo
Fundação Editora da Unesp

JOSÉ CASTILHO MARQUES NETO
Diretor Presidente
Fundação Editora da Unesp

LENICE BUENO
Gerente Editorial
Editora Salamandra (Selo da Editora Moderna)

LUCIANA PAIXÃO
Coordenadora editorial
Editora Planeta

PAULO VERANO
Gerente Editorial de Obras Paradidáticas
Abril Educação – Editoras Ática e Scipione

PEDRO ALMEIDA
Publisher
Faro Editorial

SORAIA REIS
Diretora editorial
Editora Planeta

SUELI CAMPOPIANO
Editora de Língua Portuguesa

VANDERLEY DE MOURA MENDONÇA
Editor
Selo Demônio Negro

VIRGINIA AOKI
Editora de Texto
 


Objetivos

Capacitar o aluno a ingressar na área editorial, permitindo-lhe conceituar a natureza e a função de uma editora e as características básicas do negócio do livro.
Permitir ao aluno o acompanhamento da edição de livros da perspectiva do projeto editorial como uma construção de equipe e como eixo fundamental para um ritmo fluente do processo editorial, evitando-se retrabalhos e conflitos na equipe.
Estimular o aluno a analisar o mercado dos livros de interesse geral, infantojuvenis e didáticos.
 


Metodologia

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.
A partir de 05 de novembro, a cada 4ª. feira, estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (17 de dezembro 2014).
No dia 04 de novembro, os inscritos receberão um e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma do curso (login, senha, etc.).
 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma, realizar 70% das atividades propostas.
 

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.


Jiro Takahashi
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil, Ediouro e Editora Prumo/Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. E mestre em letras pela Universidade de São Paulo, tendo lecionado nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, do Unibero, na Faculdade Paulista de Artes e em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.