Redação e estilo: do e-mail ao texto criativo

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 10 a 13 de novembro de 2015 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, assistentes e produtores editoriais, jornalistas, administradores, tradutores, profissionais de marketing, bibliotecários, gestores, empreendedores, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo e demais interessados.


Conteúdo

  1. Técnicas básicas de redação: objetividade, clareza, vocabulário, foco, conteúdo e pesquisa.
  2. A notícia e a crônica; redação de resumo e resenha.
  3. Ampliando a abrangência do texto.
  4. Redação criativa.
  5. Como “vender” a ideia: texto de quarta capa.
  6. Como lidar com situações delicadas: responder a e-mails rudes, fazer e receber críticas e dar orientações por escrito.
  7. O estilo: ambiguidade, pontuação, cacófato, eco, repetição.
  8. Paralelismo.
  9. Erros mais comuns e dicas práticas. 


Objetivos

Redigir de modo mais eficaz, evitando falhas de comunicação. Capacitar o participante a escrever textos visando a uma comunicação clara e objetiva aliada à criatividade.


Metodologia

Curso essencialmente prático, ancorado em exercícios e atividades individuais e em grupo, com exposição oral e recursos visuais de apoio. Os participantes poderão trazer textos que causaram ambiguidade, erro na comunicação, ou em que haja alguma dúvida para ser esclarecida.

Docentes