Redação e estilo: do e-mail ao texto editorial criativo

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 16, 17, 23 e 24 de maio de 2016 - das 18h30 às 21h30

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, assistentes e produtores editoriais, jornalistas, administradores, tradutores, profissionais de marketing, bibliotecários, gestores, empreendedores, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo e demais interessados.


Conteúdo

  1. Técnicas básicas de redação: objetividade, clareza, vocabulário, foco e conteúdo.
  2. A notícia e a crônica; redação de resumo e de release.
  3. Ampliando a abrangência do texto.
  4. Redação criativa.
  5. Como “vender” a ideia: texto de quarta capa.
  6. Redação de biografia e de orelhas.
  7. Como lidar com situações delicadas: responder a e-mails rudes, fazer e receber críticas e dar orientações por escrito.
  8. O estilo: ambiguidade, pontuação, crase, cacófato, repetição.
  9. Paralelismo.
  10. Erros mais comuns e dicas práticas. 


Objetivos

Redigir de modo mais eficaz, evitando falhas de comunicação. Fazer um bom resumo, um release instigante, uma biografia atraente e quarta capa e orelhas que captem o interesse do leitor.


Metodologia

Curso essencialmente prático, ancorado em exercícios e atividades individuais, com exposição oral e recursos visuais de apoio. Os participantes poderão trazer textos que causaram ambiguidade, erro na comunicação, ou em que haja alguma dúvida para ser esclarecida.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes