Redação e estilo para o mercado editorial

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 28, 29, 30 de junho e 1º de julho de 2016 - das 18h30 às 21h30

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Público-alvo

Editores, assistentes e produtores editoriais, jornalistas, administradores, profissionais de marketing, gestores, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo e demais interessados.


Conteúdo

  1. Técnicas básicas de redação: objetividade, clareza, vocabulário, foco e conteúdo.
  2. A notícia e a crônica. A notícia e o resumo. A crônica e a sinopse, o release e a quarta capa.
  3. Redação de resumo e de release.
  4. Ampliando a abrangência do texto.
  5. Texto de release.
  6. Como “vender” a ideia: texto de quarta capa.
  7. Redação criativa.
  8. Aparatos de orelhas.
  9. Redação de biografia.
  10. Jogo da escrita.
  11. Redação de orelha.
  12. Como lidar com situações delicadas: responder a e-mails rudes, fazer e receber críticas e dar orientações por escrito.
  13. O estilo: ambiguidade, pontuação, crase, cacófato, repetição.
  14. Paralelismo.
  15. Erros mais comuns e dicas práticas. 


Objetivos

Redigir os textos do mundo editorial (e outros) de modo eficaz e criativo.  Fazer um bom resumo, um release instigante, uma biografia atraente e quarta capa e orelhas que captem o interesse do leitor e vendam o livro.


Metodologia

Curso essencialmente prático, ancorado em exercícios de texto e atividades para soltar a criatividade, com exposição oral e recursos visuais de apoio.


Local do curso

Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant - Metrô Sé.

Docentes