Virando a página: compreendendo o livro eletrônico e as mudanças no mercado editorial

Carga horária: 30 horas
Formação a distância
Data: 21 de outubro de 2015 a 06 de janeiro de 2016

Pedir Reedição

Embora a aula 0 inicie em 21 de outubro, aceitaremos novas inscrições até dia 04/11 (aula 2).

Período de recesso: de 21 de dezembro de 2015 a 04 de janeiro de 2016.



Público-alvo

Editores, editores assistentes, produtores editoriais, publicitários, jornalistas, professores, designers, bibliotecários, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, empresários das áreas editoriais e afins, demais interessados.


Conteúdo

1. As mudanças de paradigmas do mercado editorial
2. Os novos elos da cadeia produtiva do livro
3. Os dispositivos de leituras
4. Conceito de ebook e formatos
5. A produção de livros eletrônicos
6. Metadados – o caminho para achar uma agulha num palheiro
7. A pirataria e os sistemas de segurança
8. Os direitos autorais na era dos ebooks
9. O gerenciamento do catálogo digital


Objetivos

a. Permitir que os profissionais do mercado editorial aumentem seus conhecimentos sobre o negócio do livro eletrônico;
b. capacitar os alunos na edição de conteúdos digitais;
c. conhecer aspectos técnicos essenciais ao negócio dos ebooks;
d. propiciar a atualização em relação às novas tendências e oportunidades do mercado.


Metodologia

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão disponibilizados textos e videoaulas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.
A partir de 21 de outubro, a cada 4ª. feira (a partir das 14h), estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (06 de janeiro de 2016).

A partir do dia 19 de outubro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma do curso (login, senha, etc.).

Em caso de desistência, favor comunicar via e-mail: unil@editora.unesp.br.

Lembramos que não aceitaremos desistências a partir da AULA 3.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma, realizar 70% das atividades propostas.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não  conclusão do curso.


Docentes