Você sabe escrever para jovens? A construção da carreira desde a primeira ideia até a publicação.

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 17 a 19 de julho de 2018 - das 14h30 às 18h30. ATENÇÃO! Pagto. em cartão de crédito: até 06 parcelas (para inscrições até dia 17/7/2018).

Pedir Reedição

Data(s)

17 a 19 de julho de 2018


Público-alvo

Escritores ou aspirantes à carreira com interesse em escrever e publicar estórias (de sucesso!) para o público jovem e demais interessados.


Conteúdo

FASE 01

Dados e estatísticas do mercado de jovens leitores no Brasil; Ferramentas para identificação e definição do seu público-alvo; Definição do posicionamento no mercado enquanto escritor; Impacto da comunicação verbal e não-verbal do autor enquanto pessoa pública; Atividades práticas.  

FASE 02

Construção de enredos; Detalhamento da “Jornada do Herói” e como NÃO se tornar escravo dela para produzir “apenas mais do mesmo”; Como elaborar um roteiro para guiar a construção das estórias; Narrativa: tema, tipos, pontos de vista, linguagem, voz narrativa, tempo real X tempo psicológico; Construção de cenários marcantes; Construção de personagens consistentes; Cuidados para prender o jovem leitor à sua trama; Atividades práticas.

FASE 03

Dados e estatísticas do mercado editorial (editoras, publicações, autores, livreiros etc.); Como funciona a publicação de um livro (e por que é tão difícil para os novos autores); Tipos de publicação e os prós e contras de cada uma; Como apresentar seu original às editoras aumentar as chances de aprovação; Caminhos para a publicação independente; Pós-publicação: como divulgar seu trabalho e potencializar vendas; Estudos de caso; Atividade prática final (com foco em aprimorar a ideia individual de cada aluno).


Objetivos

Este curso é voltado a escritores ou aspirantes à carreira que desejam adquirir técnicas e conhecimento para escrever estórias ao público jovem. O conteúdo, dividido em aulas teóricas e atividades práticas, é apresentado em formato de “funil”, passando por um panorama do público leitor até abordar técnicas de escrita e, por fim, o mercado editorial e as estratégias de construção da carreira. Este formato permite que o aluno adquira não somente técnicas criativas, mas também a capacidade de definir o público ao qual sua estória se destina e de oferecê-la ao mercado com maiores chances de aprovação e sucesso. O objetivo é capacitar o aluno a tomar decisões corretas na construção das suas estórias, da sua carreira e na comunicação com o público-alvo e com as editoras, bem como criar enredos consistentes e com maiores chances de aceitação das editoras e do público jovem. Não basta somente escrever bem; é preciso conhecer seu público, o mercado literário e a si mesmo. Afinal, o sucesso de um escritor não depende apenas de estórias bem escritas!


Metodologia

Aulas expositivas, atividades práticas, estudos de caso e discussões em grupo.


LOCAL DO CURSO

Praça da Sé, 108, Centro - São Paulo, SP – CEP: 01001-900 - Esquina com a Rua Benjamin Constant – Metrô Sé.

Docente