Bertand Russell apresenta fundamentos da lógica e da matemática em obra introdutória

Notícia
Notícias
segunda-feira, 19 de maio de 2025

Publicado originalmente em 1919, livro oferece porta de entrada acessível
ao pensamento lógico-filosófico do autor de Principia Mathematica  

A lógica moderna, como campo estruturante da filosofia e das ciências formais, ganha um tratamento introdutório claro e acessível em Introdução à filosofia matemática, de Bertrand Russell, lançado agora em nova tradução pela Editora Unesp. Escrito a partir de seminários ministrados no início do século XX, o volume delineia as principais questões e conceitos que atravessam a filosofia da matemática, constituindo um guia inicial para os leitores que desejam compreender as bases do raciocínio lógico a partir de um dos expoentes da tradição analítica. Esta edição conta com tradução de Lilian Centurion e revisão técnica de Cezar A. Mortari.

“Bertrand Russell escreveu [o livro] sob circunstâncias atípicas”, anota, no prefácio, o pesquisador Michael Potter. “Depois de ter passado a maior parte da guerra envolvido numa campanha pacifista (e, em consequência, ter sido removido do seu cargo de professor no Trinity College, em Cambridge), entre o fim de 1917 e o início de 1918 ele ministrou duas disciplinas com aulas filosóficas populares, uma sobre lógica moderna e outra sobre atomismo lógico. A segunda foi registrada palavra por palavra por um estenógrafo e publicada após muito pouca revisão. Porém, enquanto ele estava ministrando essa disciplina, foi condenado a passar seis meses na Penitenciária Brixton, em Londres, por publicar um material prejudicial às relações da Grã-Bretanha com os seus aliados americanos. A apelação da sentença não foi bem-sucedida, embora o tempo que levou para ela ser examinada de fato tenha lhe permitido completar a segunda disciplina.”

Na obra, Russell investiga noções como número, ordem, continuidade, classes e descrições, sem exigir do leitor conhecimento técnico prévio. A proposta é justamente a de introduzir os fundamentos da matemática sob uma perspectiva filosófica, distinguindo duas abordagens: a da construção progressiva, que parte do simples para o complexo, e a da abstração lógica, que busca identificar princípios gerais a partir dos quais toda a matemática pode ser derivada. Ao descrever esse território, o autor recorre a exemplos e argumentos acessíveis, oferecendo uma visão abrangente de sua própria trajetória intelectual.

“Este livro destina-se essencialmente a ser uma ‘Introdução’ e não tem o objetivo de oferecer uma discussão exaustiva sobre os problemas que aborda”, explica Russell. “Pareceu desejável apresentar certos resultados, disponíveis até aqui apenas para os que dominaram o simbolismo lógico, numa forma que ofereça o mínimo de dificuldade ao iniciante. Fez-se o máximo esforço para evitar o dogmatismo em questões que ainda geram dúvidas sérias, e esse esforço, em certa medida, dominou a escolha dos tópicos considerados.”  

Sobre o autor – Bertrand Russell (1872-1970) foi um dos pensadores mais admiráveis do século XX. Filósofo, matemático, inovador na área de educação, defensor da liberdade intelectual, social e sexual, militante da paz e dos direitos humanos, também é autor de prolífica, popular e influente obra que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1950. Pela Editora Unesp, tem publicados Por que os homens vão à guerra (2014), Sobre a educação (2014), Casamento e moral (2015), Educação e ordem social (2018) e Conhecimento humano (2018).  

Título: Introdução à filosofia matemática
Autor: Bertrand Russell
Tradução: Lilian Centurion
Revisão técnica: Cezar A. Mortari  
Número de páginas: 302
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 86
ISBN: 978-65-5711-256-4

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br