Clássicos do Catálogo: 'Hinos homéricos'

Notícia
Notícias
segunda-feira, 5 de julho de 2021

Edição bilíngue dos hinos homéricos destina-se a todos aqueles que se interessam por mitologia, religião, língua, literatura e antropologia da Grécia Antiga

A seção Clássicos do Catálogo desta semana brinda os estudiosos sobre a cultura grega com o resgate de Hinos homéricos, a mais completa edição bilíngue deste material de que sem notícia nas línguas portuguesa e grega. A coleção de 33 poemas dedicados a 22 divindades gregas, organizada por Wilson Alves Ribeiro Jr., destina-se àqueles que se interessam pela mitologia, religião, língua, literatura e antropologia da Grécia Antiga. O livro envereda também nas discussões mais atuais acerca das origens das obras, atribuídas a Homero, mas relacionadas à cultura oral da época.

Segundo o organizador, “o leitor logo notará que os hinos não contam apenas boas histórias: contam histórias sagradas, relatam costumes antigos e expõem mitos de diversas origens, quase sempre evoluções e desenvolvimentos de temas fundamentais da natureza humana, arraigados no inconsciente coletivo”.

O livro traz, lado a lado, o poema na versão original, em grego, e sua tradução. Os capítulos são divididos por divindade, e cada um deles é finalizado com um compêndio sobre o texto e o deus por ele homenageado. Segundo pesquisas recentes, esses poemas anônimos eram declamados pelos rapsodos (declamadores/cantores profissionais) em festivais públicos promovidos regularmente pelas cidades gregas e eram utilizados não apenas como uma forma de homenagear esses deuses, mas também como um reforço da identidade coletiva.

Àqueles interessados nos aspectos históricos, a obra traz ainda dois mapas que representam o antigo Mediterrâneo Oriental, a Grécia Antiga e o mundo egeu, além das diversas imagens de artefatos que representam as divindades. Presentes em cada capítulo, as ilustrações ajudam o leitor a imaginar o mundo no qual esses poemas nasceram. Há, ainda, duas páginas dedicadas ao alfabeto grego, com sua pronúncia e transliteração para o português. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br