Em o animal que logo sou, Derrida trabalha com o tema central de sua obra, o conceito de "animal". Fazendo distinção entre "coisas" e "seres viventes", o autor discorre sobre algumas questões, como: Será que as coisas têm existência da mesma forma que os seres viventes? O que é vida? Animais são considerados seres vivos? Por quê? O que é consciência?, entre outras. De Aristóteles a Lacan, passando por Descartes, Kant, Heidegger e Levinas, o filósofo francês traz um importante estudo para o entendimento do que é "existir". O texto que compõe este livro foi apresentado pelo próprio autor no Coló-quio de Cerisy realizado em 1997 e dedicado à noção derridiana de "animal", do qual se originou a publicação L´animal autobiographique contendo textos de vários especialistas na obra de Derrida.
Jacques Derrida (1930-2004), filósofo franco-argelino, é provavelmente um dos nomes mais importantes e polêmicos do cenário intelectual contemporâneo. Desde a década de 1960, seus trabalhos sobre a teoria da escritura e a definição do programa de pesquisa desconstrucionista lhe valeram notoriedade e uma eclética e ilustre falange de opositores, notoriedade e oposição que o acompanhariam ao longo de toda a sua carreira.Após ter lecionado na Sorbonne, de 1960 a 1964, e na École Normale Superieure, entre 1964 e 1984, Derrida dirigiu a École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, de 1984 a 1999. É autor de uma obra numerosa que inclui De la grammatologie (1967), Vérité en peinture (1978) e Du droit à la philosophie (1990).
Prêmio Nobel de Química, Ilya Prigogine trata das mudanças do conceito de tempo no âmbito da ciência contemporânea. Com base em considerações sobre o nascimento do tempo e sobre a matéria-energia que dele decorre, Prigogine alude a uma ciência dos processos irreversíveis, que está apenas começando, ciência capaz de pensar fenômenos como a idade do universo e mesmo a "morte térmica", que seria o elemento indutor da origem do mundo.
Esta edição combina partes de Against Method com excertos de Science in a Free Societ, acrescido de um capítulo sobre o julgamento de Galileu e outro sobre a noção de realidade que parece ser requerida pelo fato de que o conhecimento é parte de um processo histórico complexo. Defendo dois pontos de vista: primeiro, que a ciência pode ficar em pé sobre suas próprias pernas e não precisa de nenhuma ajuda ... ; segundo, que culturas, procedimentos e pressupostos não-científicos também podem ficar em pé sobre suas próprias pernas e deveria ser-lhes permitido fazê-lo, se tal é o desejo de seus representantes. 60 9788571397392 9788571397392 GRAU, OLIVER / PESCADOR, CRISTINA / SARETTA, FLAVIA GISELE UNESP Arte virtual 16 23 2,6 0,728 16 X 23 13/03/2007 1 472 49019900 ART015000 Arte Virtual: da Ilusão à Imersão, de Oliver Grau, é uma análise histórica comparativa de como a arte virtual se encaixa na história da arte da ilusão e do realismo. Oferecendo um estudo criterioso da evolução dos espaços virtuais imersivos, Grau reexamina o termo imagem para refletir a respeito das implicações dos ambientes virtuais simulados por computador. 105 9788571397408 9788571397408 COSTA, EMILIA VIOTTI DA UNESP DA MONARQUIA A REPUBLICA - MOMENTOS DECISIVOS 14 21 0,634 14 X 21 26/03/2007 9 528 49019900 Emília Viotti da Costa, professora e historiadora, analisa os diversos momentos que definiram a modalidade de instauração do Brasil republicano. Ao esclarecer as coordenadas dessa passagem, a autora desvela as causas da fraqueza das instituições democráticas e da ideologia liberal, numa tentativa de compreender as raízes do processo de marginalização de amplos setores da população brasileira. 69 9788571397415 9788571397415 FERREIRA, JOAO SETTE WHITAKER UNESP Mito da cidade global, O 16 23 1,2 0,348 16 X 23 08/02/2008 1 248 49019900 ARC010000 Tem como proposta derrubar a ideia de um pensamento único na área de urbanismo no Brasil. Obra fundamental para urbanistas, pesquisadores e pensadores do espaço urbano, revela que o desejo e trabalho para construir a cidade global" estão diretamente vinculados ao intuito de esconder os próprios defeitos, mazelas, sujeira e injustiças.
Paul K. Feyerabend, um dos filósofos da ciência mais citados e controvertidos de nosso tempo, completou sua biografia em seu último mês de vida. Em um estilo límpido e vibrante, o autor evoca sua família, a ascensão do nazismo, a Segunda Guerra Mundial e cenas do teatro, da música lírica, dos trabalhos da filosofia da ciência, as mulheres de sua vida e suas relações com alguns dos intelectuais mais importantes deste século: Brecht, Wittgenstein e Popper.
Feyerabend desafia os grandes dogmas do mundo contemporâneo para defender os benefícios da diversidade e das mudanças culturais diante das certezas uniformes e homogeneizantes da tradicional racionalidade científica. Aproxima Ciência e Arte e discute desde Xenófanes a Einstein e a mecânica quântica, passando por uma análise surpreendente do conflito entre Galileu e a Igreja. O seu (tipicamente) agressivo adeus à razão equivale à rejeição de uma imagem congelada e distorcida da ciência que abusa do cânon ocidental racionalista e objetivo.
Obra fundamental para o pensamento democrático moderno, este livro é composto por ensaios do pensador italiano Alberto Filippi e do professor brasileiro Celso Lafer, que examinam e revelam a influência do pensamento de Norberto Bobbio fora da Itália. Filippi aborda os eixos fundamentais da obra de Bobbio e suas influências na produção intelectual na Europa e na América, enquanto Lafer se debruça na contribuição do pensamento de Bobbio no Brasil e em Portugal. Uma homenagem póstuma a Bobbio, um dos maiores teóricos do século XX, professor italiano que conseguiu aliar a moderna Filosofia do Direito, a Teoria Geral da Política e a apaixonada defesa dos direitos fundamentais, única garantia que tem a sociedade civil no plano nacional e internacional para levar adiante a socialização positiva das idéias de justiça e de liberdade.