A vida e a obra de Casais Monteiro

Notícia
Notícias
quinta-feira, 30 de junho de 2016

No dia 4 de julho de 1908, nascia na cidade de Porto, em Portugal, o poeta, crítico e novelista Adolfo Casais Monteiro. Naturalizado brasileiro em 1954, foi professor universitário em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde lecionava Literatura. 

Sua obra poética deu continuidade ao primeiro modernismo português e seus temas refletem uma preocupação com acontecimentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial e com condições inerentes ao homem. Além disso, Casais Monteiro foi um importante estudioso da obra de Fernando Pessoa.

Casais Monteiro se estabelece no Brasil após extensa obra veiculada em Portugal, marcada principalmente por ensaios e críticas literárias. Divulgador de nossa moderna literatura, o intelectual português é apresentado em Casais Monteiro: Uma antologia (360 páginas, R$ 66,00), organizado por Rui Moreira Leite, por um conjunto de textos selecionados – alguns deles inéditos – que procuram contemplar seu multifacetado campo de atuação e registrar suas relações com os escritores brasileiros.

Já o livro Intelectuais portugueses e a cultura brasileira: depoimentos e estudos, organizado por Márcia Valéria Zamboni Gobbi, Maria Lúcia Outeiro Fernandes e Renata Soares Junqueira, investiga a relação entre intelectuais lusos e a cultura nacional, com destaque para o Adolfo Casais Monteiro.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp