Clássicos do Catálogo | Indivíduos, por Peter F. Strawson

Notícia
Notícias
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Desde sua publicação em 1959, Indivíduos se tornou um clássico da filosofia analítica

A seção Clássicos do Catálogo desta semana destaca Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva, de Peter Frederick Strawson, publicado pela Editora Unesp em 2019. A obra foi divulgada pela primeira vez em 1959 e ainda é capaz de acarretar discussões e influir em debates sobre metafísica, epistemologia e filosofia da lógica e da linguagem. 

Peter Strawson foi um filósofo associado com movimento da filosofia da linguagem, dentro da filosofia analítica. Além de professor na Universidade de Oxford entre 1968 e 1987. O autor é amplamente conhecido pela defesa de uma reabilitação da metafísica como disciplina filosófica em Indivíduos, em que fornece uma amostra de emprego de seu projeto de metafísica descritiva.

O livro divide-se em dois grandes eixos: no primeiro, procura-se delimitar o lugar dos corpos e das pessoas no pensamento, levantando indagações fundamentais, como por que atribuímos estados de consciência a alguma coisa e por que os atribuímos à mesma coisa a que atribuímos predicados físicos; no segundo, Strawson estabelece a conexão entre corpos e pessoas e a ideia de um objeto de referência. Ali, o autor defende a ligação crucial entre essas duas noções e, com ela, a explicação do estatuto do particular como o sujeito lógico paradigmático, são encontradas na ideia de “completude”. 

Como o próprio autor adverte: "A metafísica tem uma história longa e eminente e, em razão disso, é improvável que existam quaisquer novas verdades a serem descobertas na metafísica descritiva”. “Entretanto”, acrescenta, “isso não significa que a tarefa da metafísica foi, ou pode ser, executada de uma vez por todas. Ela deve ser constantemente refeita. Se não há novas verdades a serem descobertas, há velhas verdades a serem redescobertas, pois, ainda que o assunto central da metafísica descritiva não mude, o idioma crítico e analítico da filosofia muda o tempo todo.”

Confira mais dicas de leitura em nosso Instagram @unespeditora.  

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br