Debate virtual 'A ficção como forma discursiva' marca lançamento de 'O chão da mente'

Notícia
Notícias
segunda-feira, 28 de junho de 2021

Live marca lançamento de livro do crítico literário Luiz Costa Lima

No próximo dia 8 de julho, quinta-feira, às 19h, a Fundação Editora da Unesp realiza o debate virtual "A ficção como forma discursiva", que marca o lançamento do livro O chão da mente, do pesquisador e crítico literário Luiz Costa Lima. A transmissão será no canal da Editora Unesp no YouTube e em sua página oficial no Facebook.

Participantes

Luiz Costa Lima - Doutorou-se em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela USP, em 1973. É professor emérito da PUC-Rio. Publicou mais de trinta livros sobre teoria da literatura e crítica literária. 

Aline Magalhães Pinto - Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio, é professora da Área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. 

Ana Lúcia de Oliveira - Professora associada de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no programa Prociência da Uerj/Faperj e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Thiago Castañon Loureiro - Mestre em Teoria da Literatura (UFRJ, 2012) e doutor em Teoria da Literatura (UFRJ, 2017), é pesquisador do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. 

Mediação

Dau Bastos - Professor associado de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde mantém a oficina Contos do Fundão.

Sobre a obra

Passadas mais de quatro décadas da publicação de Mímesis e modernidade: formas das sombras, hoje um clássico dos estudos literários brasileiros, Luiz Costa Lima nunca deixou de lado a temática sobre a qual ali já se debruçava com autoridade: a conceituação filológica da mímesis. O presente livro articula como estudos de caso obras de Virginia Woolf, Freud, Nietzsche, Georg Simmel, Schlegel e Hegel, entre outros, para empreender um mergulho ao âmago dos temas mais caros a seu autor.