Filósofo político G.A. Cohen apresenta perspectiva em favor do socialismo

Notícia
Notícias
segunda-feira, 23 de outubro de 2023


Para ele, o socialismo é a alternativa para superar a fase predatória do desenvolvimento humano

Muitos argumentam que a natureza humana egoísta é o verdadeiro obstáculo para o socialismo. No entanto, o filósofo político G.A. Cohen defende que problema real está na falta de criatividade para canalizar a generosidade inerente ao ser humano. Sem as ferramentas adequadas, apegamo-nos ao mercado como única solução. Em Por que não o socialismo?, lançamento da Editora Unesp, ele apresenta esta perspectiva instigante e audaciosa. Aqui, ele desmistifica os supostos obstáculos que cercam o sistema e desafia os lugares-comuns, como o de que o socialismo é uma utopia inalcançável, visão, para ele, fatalista.

“A filosofia de Cohen nos obriga a reformular a autocompreensão da luta socialista para o século XXI”, esclarece o tradutor da obra no posfácio, Lucas Petroni. “O marxismo clássico acreditava que a unidade da agência socialista e a abundância material causada pelo progresso tecnológico mais cedo ou mais tarde libertariam “os elementos da nova sociedade” das entranhas da sociedade capitalista. Invertendo o slogan de Engels, Cohen chega à conclusão de que, para que o socialismo hoje possa ser um movimento de transformação social, e não apenas uma doutrina esotérica, ele precisa ser fundamentado por princípios normativos tanto quanto por um diagnóstico empiricamente preciso da sociedade capitalista.”

Cohen nos guia por caminhos alternativos, mostrando que é possível superar os entraves e avançar em direção a uma sociedade socialista, na qual a colaboração e o bem comum prevaleçam sobre o individualismo desenfreado. Assim, este livro convida a explorar novas perspectivas e a reimaginar um futuro em que a ideia de uma sociedade socialista não seja mais um ideal distante, tornando-se uma realidade possível e desejável.

“Concordo com Albert Einstein na afirmação de que o socialismo é a tentativa da humanidade de ‘derrotar, e deixar para trás, a fase predatória do desenvolvimento humano’”, afirma. “Qualquer mercado, até mesmo um mercado socialista, é um sistema de predação. Até agora, nossa tentativa de deixar para trás a predação falhou. Não acredito que a conclusão correta seja desistir.”  

Sobre o autor

Gerald Allan Cohen (1941-2009) foi um influente filósofo político canadense, membro emérito do All Souls College, na Universidade de Oxford. Suas obras abrangem temas como a teoria histórica de Karl Marx, igualdade e justiça social. Seu legado inclui importantes contribuições para o pensamento político contemporâneo.  

Título: Por que não o socialismo?
Autor: Gerald Allan Cohen
Tradução e posfácio: Lucas Petroni
Número de páginas: 128
Formato: 12 x 21 cm
ISBN: 978-65-5711-207-6    

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br