Homenagem à historiadora Emília Viotti da Costa reúne intelectuais para debater passado, presente e futuro do Brasil

Notícia
Notícias
sexta-feira, 20 de maio de 2016

Debates realizados durante o Simpósio História Viva do Brasil, em 19 de maio, na Editora Unesp, estão disponíveis na web

Foto: Marilena Chaui, Sylvia Bassetto e Isabel Loureiro durante a mesa-redonda Autoritarismo, liberalismo e democracia

A ocasião celebrou os 50 anos de contribuições de Emília Viotti da Costa, considerada uma das historiadoras brasileiras de maior destaque. Para o diretor presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, “a carreira ilustre trilhada pela icônica Emília Viotti merecia uma homenagem que correspondesse a sua importância. Os debates partilham a permanente preocupação da historiadora com a desigualdade, a autoridade e com o futuro do país”.

homenagem à Emília Viotti daCostaAberto ao público e gratuito, o evento lotou o auditório da Editora Unesp e contou com a presença emocionada da homenageada. “Situações como essa nos fazem ter esperança e acreditar em um futuro melhor para o Brasil”, disse Emília Viotti da Costa (foto ao lado). Além dos palestrantes, outros nomes destacaram a importância da historiadora em depoimentos como o governador do Estado do Pará, Simão Jatene; o autor do livro A Revolução Chinesa, Wladimir Pomar; o jornalista Laurentino Gomes e o diplomata Paulo Sérgio Pinheiro, entre muitos outros recebidos.   

As palestras foram transmitidas ao vivo, via web e estão disponíveis aqui: www.transmitirnaweb.com.br/editora.unesp

As mesas foram divididas em três eixos temáticos, presentes na obra de Emília Viotti da Costa. Na mesa-redonda Abolição e relações raciais na atualidade, Manolo Garcia Florentino (História - UFRJ), Zilda Iokoi (Diversitas - USP) e Vagner Gonçalves da Silva (Antropologia - USP) abordaram questões como o tráfico de negros no Brasil e as relações entre religiosidade e a cultura africana no desenvolvimento de uma identidade afro-brasileira.

Já na segunda, Autoritarismo, liberalismo e democracia, Marilena Chaui (Filosofia - USP),  Isabel Loureiro (Fundação Rosa Luxemburgo - São Paulo) e Sylvia Bassetto (História - USP) falaram sobre momentos de crise do capitalismo e discutiram questões relativas às condições sociais e políticas do país.

Osvaldo Luis Angel Coggiola (História - USP), Paulo Eduardo Arantes (Filosofia - USP) e José Leonardo de Nascimento (IA - Unesp) encerraram o evento com a mesa-redonda O futuro das esquerdas no Brasil.

“Eventos como este Simpósio nos fazem perceber como a universidade é uma instituição formidável que nos permite reunir acadêmicos e o público para homenagear uma pessoa tão admirável quanto Emília Viotti da Costa”, finalizou o diretor presidente Jézio Hernani Bomfim Gutierre.  

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica do evento. 

Confira os livros de Emília Viotti da Costa publicados pela Editora Unesp:

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp