'Impresso no Brasil' acaba de ganhar nova tiragem

Notícia
Notícias
quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Impresso no Brasil: Dois séculos de livros brasileiros, organizado por Aníbal Bragança e Márcia Abreu, foi ganhador do Prêmio Jabuti 2011, 1º lugar na categoria Comunicação. A obra, que reúne vários ensaios sobre o percurso da produção editorial brasileira, durante seus dois séculos de história, acaba de ganhar nova impressão. O título constrói um retrato multifacetado que expõe as peculiaridades da origem, os desafios do transcurso e o panorama que se descortina para esse elemento essencial da vida cultural do país.

Confira abaixo um trecho da apresentação do livro, escrita pelos organizadores Aníbal Bragança e Márcia Abreu: 

Em 2000, grandes festas agitaram o Brasil. Comemorava-se não apenas a virada do milênio, mas também o quinto centenário da chegada dos portugueses, capitaneados por Pedro Álvares Cabral, ao local que chamaram Terra de Santa Cruz. As comemorações da instalação de universidades, bibliotecas públicas e tipografia, entretanto, tiveram de aguardar um bocado mais. 

No Brasil, foi a partir de 1808, depois da vinda do Príncipe Regente D. João, que instituições centrais da cultura letrada passaram a ter existência legal e regular. Em 2008, comemorou-se duzentos anos da instalação da imprensa no Brasil, tomando por marco o início do funcionamento da Impressão Régia no Rio de Janeiro. Durante esses dois séculos, a produção nacional de livros tornou-se ampla, diversificada e complexa. 

Neste livro é apresentada a multifacetada história da imprensa, e o tema central é abordado por alguns âmbitos: editores, tipógrafos e livreiros (cuja ação é observada na primeira parte, "Uma nova história editorial brasileira"); e autores e leitores (enfocados na segunda parte do livro, "Cultura letrada no Brasil"). (página 9)

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp