Peter Burke discute como os movimentos migratórios influenciaram a história do conhecimento humano

Notícia
Notícias
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Historiador inglês afirma que junto com deslocamentos em massa ou pequenos deslocamentos familiares,
os saberes também mudam de lugar  

Esta mais recente obra do historiador Peter Burke debruça-se sobre um tema que, de tempos em tempos, torna-se especialmente candente: a imigração humana. Burke empreende uma jornada em busca de entender como o deslocamento humano influencia também o deslocamento de saberes. Essa é a discussão que permeia Perdas e ganhos: exilados e expatriados na história do conhecimento na Europa e nasAméricas, 1500-2000, lançamento da Editora Unesp.

“Este livro se localiza no cruzamento de duas tendências [...]: a história do conhecimento e a história das diásporas, concentrando-se nos exilados e expatriados e no que se poderia chamar de seus saberes ‘deslocados’, ‘transplantados’ ou ‘traduzidos’”, escreve Peter Burke. O historiador convida o leitor a viajar o mundo através de seus vocabulários: exilados, refugiados, expatriados. Cada nome com sua especificidade, que Burke tece com profundidade e leveza, apoiado em extenso referencial teórico.

O período temporal explorado pelo autor é bastante largo, já que traz “uma seleção de estudos de caso da história do conhecimento na Europa e nas Américas ao longo dos últimos quinhentos anos, ou, mais precisamente, de 1453, quando os otomanos tomaram Constantinopla, até 1976, quando um regime militar se estabeleceu na Argentina”, anota. “Para manusear esse tema imenso, foi preciso limitá-lo. Apesar da importância da ‘migração de habilidades’, as páginas a seguir se concentram em cientistas e acadêmicos e em suas contribuições para a ‘comunidade de aprendizagem’ e a ‘república da ciência’.”

Um dos objetivos umbilicais da obra é o de delinear “um relato dos principais movimentos de exilados acadêmicos no Ocidente ao longo de mais de cinco séculos, apresentando alguns estudos de caso com mais detalhes e, espero, mais profundidade”, sublinha. “As análises oferecidas neste livro se baseiam na biografia coletiva, ou ‘prosopografia’, um método empregado por historiadores alemães da Roma antiga e introduzido na Inglaterra pelo historiador émigré Lewis Namier.”  

Sobre o autor – Peter Burke é um historiador inglês nascido em 1937, atualmente professor emérito da Universidade de Cambridge. Durante sua carreira, lecionou em outras instituições de prestígio, como as Universidades de Princeton e Essex; foi ainda professor visitante da Universidade de São Paulo entre 1994 e 1995. Especialista em História Moderna Europeia, é autor de, entre outros títulos, História e teoria social, A arte da conversação, A escrita da história: novas perspectivas, O que é história do conhecimento? e Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica – também editados pela Editora Unesp.

Título: Perdas e ganhos: exilados e expatriados na história do conhecimento na Europa e nas Américas, 1500-2000 Autor: Peter Burke
Tradução: Renato Prelorentzou
Número de páginas: 299
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 54,00
ISBN: 978-85-393-0706-7 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp