Artigo científico
Pesquisadores, estudantes e profissionais do mercado editorial encontram aqui um guia que facilita a normalização de documentos originais para a publicação e um instrumento que, para além da atividade técnica, constitui importante etapa na comunicação do conhecimento. Este volume apresenta as normas e padrões de um gênero específico: o artigo científico, tanto o que apresenta relatos de experiência de pesquisa e estudos de caso como o que analisa trabalhos publicados anteriormente por outros pesquisadores.
Professor de Literatura Brasileira na Faculdade de CIências e Letras da Unesp, câmpus de Assis, e desde 1989 tem realizado pesquisas sobre leitura, literatura infantil e juvenil, formação de leitores e literatura brasileira contemporânea. Atualmente, é coordenador do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura Infantil e Juvenil" da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ambos congregando professores de diversas universidades brasileiras.
Este volume visa à melhoria e padronização dos procedimentos normativos para a publicação de trabalhos acadêmicos: teses, dissertações, monografias, TCCs e relatórios de pesquisa. Como base, seus autores utilizam tanto as publicações relevantes da área, as normas brasileiras elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e em padrões científicos internacionalmente aceitos, quanto as experiências vivenciadas pelos bibliotecários que formam a Rede de Bibliotecas da Unesp. Para além de seu aspecto técnico, constitui um importante instrumento na disseminação do conhecimento e no apuro e confiabilidade das informações apresentadas.
Dedicado às referências, este volume oferece o suporte necesário para a padronização da comunicação científica, facilitando sua recuperação e fortalecendo sua credibilidade, admitindo-se que a confiabilidade das informações apresentadas está atrelada à indicação correta e completa das fontes. Para além de seu aspecto técnico, trata-se de um instrumento que constitui importante etapa da disseminação dos saberes, principalmente com o aumento da produção acadêmica em diferentes mídias, facilitando o trabalho de pesquisadores, estudantes e profissionais do mercado editorial.
Este livro, escrito por professores universitários de diversas instituições e origens, apresenta diferentes modos de ler os textos juvenis, procurando atribuir sentidos a uma produção literária contemporânea que cobra novas respostas interpretativas. Os estudos aqui reunidos caracterizam-se por uma tendência de, no esforço de adequar o instrumento de análise ao objeto em foco, mimetizar o caráter intersticial da adolescência, pondo à prova as obras juvenis quanto a sua autonomia estética e sua capacidade humanizadora, por meio de uma problematização que recusa qualquer abordagem pasteurizada e apaziguadora e que revela as contradições típicas de uma zona de fronteira.
Com base nos critérios que regem as publicações da Fundação Editora da Unesp, este volume detalha normas padronizações e estilos que norteiam o trabalho de todos os profissionais envolvidos com a produção editorial de um livro: editores, organizadores, tradutores, diagramadores, copidesques, preparadores e revisores de texto. A fim de se obter uma ediçõa final de qualidade, este manual aborda desde o cuidado fundamental que se deve ter com o conteúdo textual até os aspectos gráficos que conferem identidade visual à publicação.
Com a finalidade de facilitar a normalização de documentos originais para a publicação ela Editora UNESP e de oferecer um instrumento de trabalho para toda a comunidade universitária, a equipe técnica da Editora e a Coordenadoria Geral de Bibliotecas organizaram as Normas para publicações da UNESP. Os padrões fixados para a coleção foram baseados nos documentos mais recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), membro nacional da International Organization for Standardization (ISO), e em bibliografia especializada.