Conjunto de artigos produzidos por um grupo de especialistas, esta obra dirige-se a pesquisadores em busca de estudos consistentes sobre a morfologia interna de carrapatos. Apresenta pesquisas que tratam especificamente da morfologia interna e dos diferentes órgãos de ixodídeos (sistema digestório, glândulas salivares, corpo gorduroso, sistema reprodutor feminino e sistema traqueal).
Parasitas hematófagos de vertebrados, os carrapatos têm sido objeto de preocupação da população mundial porque transmitem patógenos a seus hospedeiros e trazem danos à produção de leite, carne e couro, quando infestam animais de produção. Estima-se que os gastos com programas de controle desse artrópode no Brasil sejam da ordem de 2 bilhões de dólares por ano.
Nas áreas urbanas, onde hospedam-se preferencialmente em cães e gatos, os carrapatos adquiriram resistência a métodos artificiais de controle, com consequente sucesso adaptativo, tornando-se um problema no ambiente doméstico.
Professora titular da Unesp, câmpus de Rio Claro, SP, possui graduação em Ciências Biológicas por esta mesma universidade, concluída em dezembro de 1983, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) também pela Unesp, concluídos respectivamente em 1988 e 1993. Atualmente, ministra a disciplina de Histologia na graduação (Histológica e Envelhecimento e Morte Celular), bem como na pós-graduação, onde atua também como coordenador do Programa em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Na pesquisa tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Microscopia Eletrônica e Biologia Molecular atuando principalmente nos seguintes temas: ultraestrutura, histoquímica, morfologia, morfo-histologia, toxicologia, sistemas glandular e reprodutor de insetos (formigas principalmente) e de carrapatos de importancia medico-veterinaria, além de recentemente estar estudando os bioativos presentes na saliva de carrapatos com a propriedade de inibir a proliferação de células de linhagens tumorais.. Coordena o grupo BCSTM (Brazilian Central of Studies on Ticks Morphology), reconhecido no Brasil e no exterior por agregar o maior número de morfologistas em carrapatos.
Escrito inteiramente em inglês, o presente livro foi concebido por especialistas em morfologia pertencentes à Central Brasileira de Estudos em Morfologia de Carrapatos (BCSTM) da Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro (SP). O objetivo é esclarecer a morfo-histologia do carrapato, por meio de uma compilação de estudos sobre técnicas histológicas e histoquímicas; biologia, morfologia e taxonomia das principais espécies de carrapatos estudadas histologicamente; histologia de órgãos de carrapato, técnicas histológicas aplicadas para analisar os efeitos acaricidas em órgãos de carrapatos; e novas perspectivas sobre glândulas salivares de carrapatos para seleção de compostos com propriedades farmacológicas. Os capítulos são complementados por ilustrações.
Em sua 2ª edição, este dicionário apresenta mais de oito mil termos e conceitos relacionados a diferentes aspectos da ecologia e das ciências ambientais. Encontram-se aí vocábulos de importância contemporânea, tais como comunidade biótica, biodiversidade, recursos genéticos, toxicologia, poluição do ar e da água, além da análise de conceitos fundamentais, como ciência do solo, ciclos bioquímicos e geoquímicos, meteorologia e climatologia, efeito estufa, entre outros. (Co-edição: Melhoramentos)
Este livro foi escrito para o leitor comum; não para especialistas. Aborda muitos conceitos, teorias e fatos de forma geral, numa linguagem às vezes coloquial. O autor não era filósofo, nem teórico da ciência e nem lógico matemático. Foi um cientista, que viveu sempre preocupado em achar a "Verdade". O livro discute, principalmente, a verdade da Ciência, mas também discorre sobre as verdades da religião, da matemática, da poesia, da computação, da filosofia e da arte, entre outras. Nessa área, o autor passeia livremente também por muitos outros temas importantes, interessantes e polêmicos, como a procura da Verdade, o que é Ciência, metodologia científica, história da Ciência, erros dos cientistas, fraudes na Ciência, evolução biológica e outros.
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no mundo, fato que enseja diferentes condutas, individuais e coletivas, para mudança dessa realidade. A pesquisa científica utilizando animais de experimentação visa gerar conhecimentos sobre a fisiologia e modelos de doenças cardíacas. O rato é o animal experimental mais utilizado para estudo do sistema cardiovascular, sendo a pressão arterial um parâmetro fisiológico de interesse de monitoramento em diferentes protocolos experimentais. Entretanto, o pequeno porte do rato impõe dificuldades relacionadas à prática cirúrgica para aquisição deste parâmetro. A cateterização vascular é um procedimento cirúrgico para inserção de cateteres de polietileno em vasos arteriais e venosos, para registro da pressão arterial e administração intravenosa, respectivamente. É uma cirurgia que exige habilidade do experimentador, normalmente alcançada com suporte técnico qualificado e treino utilizando grande número de animais. A motivação para esta obra parte do interesse didático em auxiliar na capacitação daqueles que desejam adquirir essa habilidade cirúrgica, com o compromisso ético da prática dos “3Rs” (do inglês reduction, refinement and replacement), recomendado pelos comitês de ética. Portanto, este livro sistematiza didaticamente a cirurgia de cateterização vascular, utilizando de textos ilustrados e vídeos que abordarão aspectos práticos de cada etapa, finalizando com os cuidados pós-operatório.
A clonagem de animais, o consumo de alimentos transgênicos, o uso de células-tronco embrionárias, esses e outros assuntos ligados à Biologia Celular e à Genética fazem parte do nosso cotidiano, porém muitas vezes são abordados por especialistas de forma pouco compreensível à maioria das pessoas. Numa linguagem acessível e objetiva, este livro busca aproximar do grande público temas atuais e polêmicos sobre a manipulação das céluas e do material genético.