Morphophysiology, toxicology and therapeutic perspectives
Escrito inteiramente em inglês, o presente livro foi concebido por especialistas em morfologia pertencentes à Central Brasileira de Estudos em Morfologia de Carrapatos (BCSTM) da Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro (SP). O objetivo é esclarecer a morfo-histologia do carrapato, por meio de uma compilação de estudos sobre técnicas histológicas e histoquímicas; biologia, morfologia e taxonomia das principais espécies de carrapatos estudadas histologicamente; histologia de órgãos de carrapato, técnicas histológicas aplicadas para analisar os efeitos acaricidas em órgãos de carrapatos; e novas perspectivas sobre glândulas salivares de carrapatos para seleção de compostos com propriedades farmacológicas. Os capítulos são complementados por ilustrações.
Professora titular da Unesp, câmpus de Rio Claro, SP, possui graduação em Ciências Biológicas por esta mesma universidade, concluída em dezembro de 1983, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) também pela Unesp, concluídos respectivamente em 1988 e 1993. Atualmente, ministra a disciplina de Histologia na graduação (Histológica e Envelhecimento e Morte Celular), bem como na pós-graduação, onde atua também como coordenador do Programa em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Na pesquisa tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Microscopia Eletrônica e Biologia Molecular atuando principalmente nos seguintes temas: ultraestrutura, histoquímica, morfologia, morfo-histologia, toxicologia, sistemas glandular e reprodutor de insetos (formigas principalmente) e de carrapatos de importancia medico-veterinaria, além de recentemente estar estudando os bioativos presentes na saliva de carrapatos com a propriedade de inibir a proliferação de células de linhagens tumorais.. Coordena o grupo BCSTM (Brazilian Central of Studies on Ticks Morphology), reconhecido no Brasil e no exterior por agregar o maior número de morfologistas em carrapatos.
Conjunto de artigos produzidos por um grupo de especialistas, esta obra dirige-se a pesquisadores em busca de estudos consistentes sobre a morfologia interna de carrapatos. Apresenta pesquisas que tratam especificamente da morfologia interna e dos diferentes órgãos de ixodídeos (sistema digestório, glândulas salivares, corpo gorduroso, sistema reprodutor feminino e sistema traqueal).
Parasitas hematófagos de vertebrados, os carrapatos têm sido objeto de preocupação da população mundial porque transmitem patógenos a seus hospedeiros e trazem danos à produção de leite, carne e couro, quando infestam animais de produção. Estima-se que os gastos com programas de controle desse artrópode no Brasil sejam da ordem de 2 bilhões de dólares por ano.
Nas áreas urbanas, onde hospedam-se preferencialmente em cães e gatos, os carrapatos adquiriram resistência a métodos artificiais de controle, com consequente sucesso adaptativo, tornando-se um problema no ambiente doméstico.
As cartas deste livro cobrem o período que vai de 1822, quando Darwin era aluno da Universidade de Shrewsbury, até o fim de 1859, quando foi publicada A origem das espécies. As primeiras cartas retratam Darwin como um animado estudante de medicina de 16 anos. As cartas enviadas por Darwin a seus familiares e a Henslow, durante a circunavegação do globo feita pelo Beagle, ao longo de cinco anos, contêm longas exposições de suas experiências e observações. Quando alguns excertos das cartas enviadas a Henslow foram comunicados às sociedades eruditas de Cambridge e Londres, elas despertaram um interesse tão intenso que, quando o Beagle retornou à Inglaterra, em 1836, Darwin já era um naturalista famoso, além de membro aceito da comunidade científica.
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra produzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, que pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analítica exigida pelo conhecimento científico. Apresentados os conceitos da química, da bioquímica e da microbiologia envolvidos na elaboração de vinhos - desde a matéria-prima até o produto final -, os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas no meio acadêmico e técnico como também nos grupos apreciadores da "arte" do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as informações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de pessoas capacitadas para atuar no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
Este livro descreve e ilustra a morfologia e a função de vários órgãos e sistemas das estruturas biológicas das abelhas. Aborda desde a gametogênese até os adultos, passando pelo desenvolvimento embrionário e pós-embrionário. Boa parte do material apresentado refere-se a espécies eussociais, com ênfase em meliponíneos, abelhas neotropicais sem ferrão com ampla ocorrência no Brasil e relativamente pouco conhecidas do ponto de vista morfológico. Tratando-se principalmente de espécies sociais, nas quais as castas femininas e os machos desempenham papéis próprios na sociedade, as particularidades morfológicas relacionadas a essas funções e seu significado são apresentados no texto. Da mesma forma, são descritas e discutidas as modificações que ocorrem ao longo da vida desses insetos em relação à função desempenhada em cada fase do ciclo vital.
Este livro foi concebido com a finalidade de apresentar a apiterapia, tratamento com as abelhas ou com seus produtos para prevenção ou tratamento de diversas enfermidades, visando associar o conhecimento tradicional aos dados obtidos cientificamente. A apiterapia tem sido empregada em vários países e o Brasil tem se destacado não só pela diversidade de matéria-prima para as abelhas, como também pelas pesquisas sobre produtos apícolas. Este livro apresenta também informações sobre os produtos apícolas, seu uso pelas abelhas e pelo homem, evidências científicas e aplicações na apiterapia.