A presença de Sartre, figura emblemática do intelectual engajado e um dos mais influentes pensadores do século XX, permanece vívida. Ao ensejo do centenário de nascimento do filósofo francês, a reimpressão deste livro é não apenas oportuna, mas necessária para preservar uma peça central da inesquecível passagem de Sartre pelo Brasil. A famosa Conferência de Araraquara ganhou destaque no panorama do pensamento brasileiro de então: nomes maiúsculos da intelligentsia nacional acompanharam uma palestra que não desmereceu o auditório e constituiu instante significativo da obra sartreana. Com o intuito expresso de manter o registro fiel daquele evento, este volume preserva os muitos méritos da edição de 1986 e só se afasta dela em pequenas alterações de revisão e no formato do livro.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
Por ocasião do centenário do filósofo francês Jean-Paul Sartre, a Editora UNESP lança a segunda edição da obra, em versão bilíngüe, que trouxe a público a conferência pronunciada por Sartre, em 4 de setembro de 1960, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (SP). O texto, de importância histórica, mostra o resumo das preocupações que moviam o filósofo existencialista na época? A relação entre filosofia e ideologia, pensamento e ação? Deixando registrado um crucial testemunho de sua trajetória como intelectual e ativista.
Luiz Roberto Salinas Fortes foi vítima do expurgo contra intelectuais nas universidades brasileiras no início dos anos 1970, período de violenta repressão política e de assassinatos autorizados pela ditadura civil-militar brasileira. Retrato calado é o comovente relato da experiência brutalizante vivenciada pelo autor nos porões do governo de generais. Obra de memórias e de resistência, esta edição conta também com apresentação de Marilena Chaui e prefácio de Antonio Candido.
Neste texto clássico e polêmico, Feyerabend defende que tanto a ciência quanto culturas, procedimentos e pressupostos não-científicos podem ficar em pé sobre suas próprias pernas sem nenhuma ajuda externa e deveria ser-lhes permitido fazê-lo. Esta edição contém um novo prefácio e mais reflexões sobre diversos aspectos, sendo analisados os mais recentes debates sobre a ciência assim como o impacto dos produtos e práticas científicas sobre a comunidade humana.
Latour proporciona aqui uma audaciosa análise da ciência, demonstrando o quanto o contexto social e o conteúdo técnico são essenciais para o próprio entendimento da atividade científica.
Por onde podemos começar um estudo sobre ciência e tecnologia? A escolha de uma porta de entrada depende crucialmente da escolha do momento certo.
Físico, matemático, astrônomo, filósofo e literato, Galileu Galilei foi um dos pilares do Ocidente contemporâneo. Nos textos reunidos em Ciência e fé, travamos contato com o seu pensamento revolucionário, ao desvendar as relações entre a Ciência da Natureza (chamada na época de "Filosofia Natural") e a interpretação que a tradição católica faz da revelação bíblica durante o século XVII.