Nos cursos da área de Ciências Agrárias, como Engenharia Agronômica, Zootecnia e Engenharia Florestal, o tema “nutrição de plantas” exerce um papel fundamental no conhecimento das funções dos nutrientes na vida das plantas e, consequentemente, na produção agrícola, na qualidade dos produtos colhidos e na relação com o ambiente. Em seu estudo, Renato de Mello Prado abrange, de forma didática, várias facetas do assunto, desde os primórdios até os dias atuais, incluindo bibliografia atualizada e relatos da experiência do autor. Avalia ainda, de forma objetiva, as perspectivas da Nutrição de Plantas para a produtividade agrícola de forma sustentável, considerando o ambiente como integrante do processo. Este livro surge, portanto, como uma importante publicação para alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados no assunto. E contribui para o aprimoramento da cultura agrícola, buscando superar seus desafios e com vistas a um futuro mais coerente para o setor.
Renato de Mello Prado é doutor em Agronomia e livre-docente em Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professor da disciplina Nutrição de Plantas na Unesp, câmpus de Jaboticabal (SP) nos cursos de graduação (Agronomia e Zootecnia) e de pós-graduação (Agronomia). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenou vários projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento, com destaque para a Fapesp, o CNPq e a Fundunesp. É coordenador do Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas da Unesp (Genplant).
Este livro, destinado a alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Floretal, aborda os fundamento da nutrição de platas: os elementos essenciais para o ciclo de vida da planta, como estes são absorvidos, translocados e acumulados, suas funções, exigências e os distúrbios que causam quando em quantidades deficientes ou excessivas
Esta obra, em sua segunda edição revista e ampliada, foi realizada por uma equipe de professores, médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e técnicas recentes.
Esta obra elege as relações professor-aluno e médico-paciente no ensino de Medicina como ponto central de suas considerações. As autoras discutem as dimensões culturais mais importantes na construção das subjetividades contemporâneas na área e investigam a importância do encontro intersubjetivo no contexto da formação do médico. Trata-se de um livro fundamental para compreender como a humanização se encontra – ou não – presente nas relações médicas e para refletir sobre a melhor forma de desenvolver o ensino das Humanidades no currículo de Medicina, de modo que se torne possível uma prática médica mais eficiente, tanto para pacientes quanto para os profissionais da área.
Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1952, como reconhecimento ao seu trabalho humanitário, Albert Schweitzer perpassa neste relato os primeiros anos como médico e missionário em Lambaréné, cidade do atual Gabão. Suas experiências na selva nos aproximam, assim, de um homem que abriu mão de sua posição de professor e renomado musicista na Alemanha para se aventurar no desconhecido em plena época colonialista. Este livro reapresenta para o público brasileiro uma trajetória humanista de valor universal e sem paralelo.
Nenhum outro assunto obteve tanta projeção nos meios de comunicação, sejam eles leigos ou especializados, nos últimos anos como o Projeto Genoma Humano (PGH). É esse projeto de pesquisa biológica que se encontra no centro de gravidade deste livro, que busca analisar o motivo e a forma pela qual as tecnologias da vida desencadearam tanta comoção. A tese central do autor é que tal comoção só se explica pela mobilização retórica e política, nas interfaces com a esfera pública leiga, de um determinismo genético crescentemente irreconciliável com os resultados empíricos obtidos no curso da própria pesquisa genômica.