Este livro apresenta uma síntese de todas as informações em séculos de conhecimento para recuperar a história evolutiva de cada grupo e a história evolutiva de todos os seres vivos do planeta. O estudo da biodiversidade cobre, assim, um arco maior de tempo, estendendo-se do presente ao passado. A intenção central é tentar contar essa história da qual todos nós somos participantes: a evolução da vida na Terra! Os autores esperam que, ao final do livro, mais do que apenas ver uma paisagem natural, o estudante possa entendê-la; possa descobrir por que ela é assim e por qual história chegou ao que hoje se vê. Eles o convidam a um passeio para descobrir uma trilha que o conduza pela imensidão da biodiversidade nos trópicos.
Marcio Martins é graduado em Ciência Biológicas, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmentre é professor titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades, Ecologia comparativa e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, história natural, zoologia de vertebrados, anfíbios e répteis.
Paulo Takeo Sano, biólogo pela Universidade de São Paulo, obteve seus títulos de mestre e de doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela mesma instituição, realizando, em seguida, pós-doutorado no Royal Botanical Gardens, Kew. É professor do Departamento de Botânica da USP, onde atua e orienta na pós-graduação em duas linhas de pesquisa: Sistemática de Fanerógramas e Ensino de Ciências, em particular Botânica e Educação Ambiental. Tem especial interesse pela vegetação e pelo povo que habita os campos rupestres brasileiros.
Escrito inteiramente em inglês, o presente livro foi concebido por especialistas em morfologia pertencentes à Central Brasileira de Estudos em Morfologia de Carrapatos (BCSTM) da Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro (SP). O objetivo é esclarecer a morfo-histologia do carrapato, por meio de uma compilação de estudos sobre técnicas histológicas e histoquímicas; biologia, morfologia e taxonomia das principais espécies de carrapatos estudadas histologicamente; histologia de órgãos de carrapato, técnicas histológicas aplicadas para analisar os efeitos acaricidas em órgãos de carrapatos; e novas perspectivas sobre glândulas salivares de carrapatos para seleção de compostos com propriedades farmacológicas. Os capítulos são complementados por ilustrações.
Para um país com sérios problemas de abastecimento alimentar como o Brasil, com endêmica carência proteica em muitas regiões, a produção de proteína animal de boa qualidade a custos reduzidos surge como uma importante alternativa. Este livro traz importantes informações sobre o cultivo de peixes numa perspectiva que privilegia o desenvolvimento sustentado. Resultado de um trabalho iniciado em 1985, a obra busca maximizar o aproveitamento de um recurso natural em proveito do ser humano, objetivando conciliar a degradação ambiental e os seus reflexos sérios e comprometedores para a qualidade de vida.
Este livro apresenta ampla análise sobre a profissão médica. Como o título sugere, sua ênfase está nos dois lados do significado da palavra – "profissão" como um tipo especial de ocupação e "profissão" como reconhecimento de uma promessa. Defende que é útil pensar a profissão como uma ocupação que assumiu uma posição dominante na divisão do trabalho e, assim, obteve sucesso ao controlar e determinar a substância de seu próprio trabalho. A profissão reivindica ser a autoridade mais segura em relação à natureza da realidade que lida. Quando seu trabalho característico lida com os problemas que as pessoas lhe trazem, a profissão desenvolve sua concepção própria e independente sobre esses problemas e tenta lidar com ambos, clientes e problemas, de sua própria maneira. Ao desenvolver sua própria abordagem "profissional", a profissão muda a definição e a forma com que os problemas são vividos e interpretados pelo leigo. O problema do homem leigo é recriado e gerenciado - uma nova realidade social é criada pela profissão. É a autonomia das profissões na sociedade que permite que elas recriem o mundo do homem leigo.
A História Natural é uma das mais importantes empreitadas científicas do Século das Luzes, levada a cabo por Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon. Foi publicada em 4 volumes, entre 1749 a 1804. O autor procurou reunir nessa obra todo o conhecimento no campo de "ciências naturais" disponível naquele tempo. Como "ciências naturais" incluíam-se também disciplinas que emergem hoje da ciência dos materiais, da física, da química ou da tecnologia. A presente edição traz uma seleção dos capítulos mais representativos da obra magna de Buffon.
Este livro foi concebido com a finalidade de apresentar a apiterapia, tratamento com as abelhas ou com seus produtos para prevenção ou tratamento de diversas enfermidades, visando associar o conhecimento tradicional aos dados obtidos cientificamente. A apiterapia tem sido empregada em vários países e o Brasil tem se destacado não só pela diversidade de matéria-prima para as abelhas, como também pelas pesquisas sobre produtos apícolas. Este livro apresenta também informações sobre os produtos apícolas, seu uso pelas abelhas e pelo homem, evidências científicas e aplicações na apiterapia.