Neste livro o professor Marcos Costa Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, segue as transformações do capitalismo a partir da segunda metade do século 20 e as implicações do advento dessas mudanças nos contextos brasileiro e latino-americano. Numa abordagem explicativa e descritiva, o livro aponta os antecedentes da desintegração da chamada fase de ouro do capitalismo e trata da necessidade de novas interpretações diante do abandono, por parte do pensamento neoliberal, de quaisquer considerações sobre regulação e projetos estatais. Também há espaço para as fronteiras, principalmente as da Amazônia, e sua necessidade de maior coesão com o Brasil a partir de um projeto de desenvolvimento sensível às suas particularidades. De maneira complementar, seguindo um viés teórico, o autor faz uma releitura da teoria do subdesenvolvimento de Celso Furtado, um dos norteadores das reflexões aqui apresentadas, e finaliza com paralelos entre Brasil, México, China e Índia.
Marcos Costa Lima é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde estuda temas de Politica Internacional Comparada; a Dinâmica do Capitalismo e as Relações Sul-Sul. É doutor em Ciências Sociais pela Unicamp (SP) e pós-doutorado pela Universidade Paris XIII – Villetaneuse.
Este livro aprofunda as dimensões estruturantes da mundialização, analisa seus desdobramentos macroeconômicos e geopolíticos, espaciais e ambientais, suas configurações e consequências, tendo como campo privilegiado os rebatimentos políticos na periferia do sistema capitalista.