Memória em construção de experiências inovadoras na qualificação do trabalho (1996-1999)
Obra que apresenta um conjunto de iniciativas inovadoras surgidas durante a implantação, a partir de 1996, do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Apoiadas pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SPPE) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), as iniciativas transferem conhecimentos - que podem ser adaptados conforme as necessidades regionais - sobre a gestão de políticas de geração de emprego e renda, seguro-desemprego e informações a respeito do mercado de trabalho e qualificação profissional.
Autor deste livro.
Este livro reúne um expressivo conjunto de reflexões de autores de vários países para oferecer uma introdução às fontes e aos princípios da educação dominicana. Ao mesmo tempo, oferece um amplo mostruário de diferentes contextos nos quais a educação, inspirada na vida dominicana, se expressou no passado e no presente. Filósofos, eudcadores, formadores, santos, teólogos, artistas, pregadores e professores em diferentes níveis compartilham suas análises e reflexões sobre os valores e os princípios que norteiam a educação dominicana. Espera-se que este livro, publicado na década do Jubileu Dominicano – 1206-1216 a 2006- 2016 –, informe, inspire e encoraje todos os que estão comprometidos com o grande trabalho de condução de jovens e adultos para "o uso inteligente da liberdade".
Neste livro de Caroline Mitrovich, a autora realiza a análise de três ensaios fundamentais de Walter Benjamin: Experiência e pobreza, Sobre alguns temas em Baudelaire, Sobre o conceito de história. O propósito por trás dessa avaliação reside em sua tentativa de desvelar as contribuições do filósofo alemão para o campo da Educação. Estas obras de Benjamin contempladas aqui estão centradas nos conceitos de formação cultural e experiência, formulados pelo filósofo como alternativas à ideia de formação pautada na rigidez do saber científico. Caroline Mitrovich reflete sobre como essas concepções contribuem para uma visão que se opõe à hegemonia do pensamento cartesiano e lógico, abrindo mais possibilidades para o processo de formação do indivíduo. Neste estudo denso, o livro busca na filosofia benjaminiana os conceitos para avaliar a Educação.
Práticas de avaliação educacional: materiais e instrumentos oferece aos professores – e futuros professores – uma amostra de instrumentos que podem utilizar na avaliação de seus alunos. A intenção última de seus autores é que essas amostras sirvam como modelos ou exemplos para que elaborem seus próprios instrumentos. Este livro apresenta materiais de grande interesse tanto para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissional, quanto para os professores e os estudantes de Ciências da Educação, Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Social e, em geral, para todas as pessoas interessadas nos temas educacionais.
O livro que agora se oferece à comunidade brasileira de educadores e historiadores da Matemática, e que sem dúvida será também de interesse para matemática e educadores em geral, reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referência na Educação Matemática.
A principal investigação deste livro é: como conceber fenomenologicamente a realidade dos objetos matemáticos? Ela se insere no seio da Filosofia da Educação Matemática, nas regiões da Matemática e da Educação Matemática, focalizando a investigação fenomenológica da Aritmética e da Geometria. Nesse sentido, reforça a tarefa da Filosofia da Educação Matemática de manter vivo o movimento de ação/reflexão/ação nas atividades realizadas e atualizadas em Educação Matemática de ensino e de aprendizagem no âmbito escolar, no cotidiano ou nas políticas públicas da Educação.