As bases moleculares do metabolismo
Você já deve ter ouvido várias vezes que o melhor caminho para uma boa saúde é a alimentação natural, variada, rica em frutas e verduras. Mas nem sempre é fácil identificar quais são os benefícios reais de uma alimentação balanceada. Este livro apresenta ao leitor, em uma linguagem simplificada, os principais conceitos da bioquímica de nosso corpo para que se possa compreender de maneira mais clara as afirmações sobre o poder da dieta saudável, rica em frutas e verduras, ou sobre o perigo provocado pela obesidade.
Professor do Departamento de Biologia Celular e do Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas, na UnB. Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela mesma instituição. Obteve doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da USP. Vinculado ao Núcleo de Educação Científica da Biologia da UnB, dedica-se ao ensino de graduação e às atividades de extensão junto a professores da fundação educacional do Distrito Federal.
De uma única célula – um ovo fertilizado – surge um elefante, uma mosca ou um ser humano. Como acontece tal prodígio? Como o ovo “sabe” o que se tornar? Como ele se divide em diferentes células, em tecidos separados, no cérebro, na unha – cada pequeno detalhe do feto em crescimento? Este livro fornece um relato conciso do que se conhece atualmente sobre a biologia do desenvolvimento, discutindo as primeiras etapas vitais do crescimento e explorando uma das áreas mais movimentadas da pesquisa científica.
Neste reflexão substantiva sobre a história social da medicina, Roberto Passos Nogueira elucida as complexas relações entre cirurgia e medicina interna, da Idade Média ao início do século XIX. Nesse contexto fértil, o autor transita por questões candentes como a dinâmica das interações entre medicina e sociedade e o apoio da técnica para a formação da objetividade do conhecimento médico.
Nenhum outro assunto obteve tanta projeção nos meios de comunicação, sejam eles leigos ou especializados, nos últimos anos como o Projeto Genoma Humano (PGH). É esse projeto de pesquisa biológica que se encontra no centro de gravidade deste livro, que busca analisar o motivo e a forma pela qual as tecnologias da vida desencadearam tanta comoção. A tese central do autor é que tal comoção só se explica pela mobilização retórica e política, nas interfaces com a esfera pública leiga, de um determinismo genético crescentemente irreconciliável com os resultados empíricos obtidos no curso da própria pesquisa genômica.
Entre outras questões, o livro discute práticas centradas na tutela da velhice e institucionalização do idoso versus práticas de atenção para idosos que vivem na comunidade, debate que vem se ampliando em nosso mundo, incluindo assim espaços de proteção e cuidado, como atenção domiciliar ao idoso dependente, centros de convivência, centros de referência de assistência ao idoso, centros-dia. Além disso, o texto busca refletir sobre essas questões ao examinar possibilidades de cuidados domiciliares oferecidos por profissionais e cuidadores ou realizados pelas próprias pessoas idosas (autocuidado).
Este livro apresenta uma síntese de todas as informações em séculos de conhecimento para recuperar a história evolutiva de cada grupo e a história evolutiva de todos os seres vivos do planeta. O estudo da biodiversidade cobre, assim, um arco maior de tempo, estendendo-se do presente ao passado. A intenção central é tentar contar essa história da qual todos nós somos participantes: a evolução da vida na Terra! Os autores esperam que, ao final do livro, mais do que apenas ver uma paisagem natural, o estudante possa entendê-la; possa descobrir por que ela é assim e por qual história chegou ao que hoje se vê. Eles o convidam a um passeio para descobrir uma trilha que o conduza pela imensidão da biodiversidade nos trópicos.