Descrição, fundamentos e aplicações
Este livro – segunda edição ampliada e revista de Posicionamento pelo Navstar-GPS – é instrumento inestimável e único para o estudo do posicionamento por satélites artificiais. As técnicas mais recentes dessa área crucial são descritas e discutidas por um de seus maiores especialistas.
João Francisco Galera Monico graduou-se em Engenharia Cartográfica pela Unesp de Presidente Prudente em 1982 e fez mestrado em Ciências Geodésicas na UFPR (1984-88) sobre aplicações do ajustamento e análises estatísticas de observações na detecção de deformações de estruturas. Iniciou seu doutorado na Technical University of Delft, Holanda (1991-92), e concluiu-o na The University of Nottingham, Reino Unido (1993-95), tratando do uso do GPS em redes geodésicas de alta precisão, em especial nas de extensão intercontinental.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de radionavegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de ser o principal sistema de navegação das forças armadas americanas. Trata-se de um ferramenta extremamente útil e inovadora para todas as atividades que necessitam de posicionamento, como as relacionadas à cartografia, meio ambiente, controle de frota de veículos, navegação aérea e marítima, geodinâmica, agricultura etc. O autor, professor no Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, sentindo a necessidade de um texto em português que abrangesse os mais variados aspectos do GPS, produziu esta obra imprescindível para os estudantes de ciências geodésicas e cartográficas.
A paisagem sonora – termo cunhado pelo próprio R. Murray Schafer – é nosso ambiente sonoro, o sempre presente conjunto de sons, agradáveis e desagradáveis, fortes e fracos, ouvidos ou ignorados, com os quais vivemos. Do zumbido das abelhas ao ruído da explosão, esse vasto compêndio, sempre em mutação, de cantos de pássaros, britadeiras, música de câmara, gritos, apitos de trem e barulho da chuva tem feito parte da existência humana. A afinação do mundo é uma exploração pioneira da paisagem sonora: uma tentativa de descobrir como era ela no passado, de analisar e criticar o modo como é hoje, de imaginar como será no futuro.
Latour proporciona aqui uma audaciosa análise da ciência, demonstrando o quanto o contexto social e o conteúdo técnico são essenciais para o próprio entendimento da atividade científica. Por onde podemos começar um estudo sobre ciência e tecnologia? A escolha de uma porta de entrada depende crucialmente da escolha do momento certo.
As questões estudadas neste livro – O universo é regido por leis deterministas? Qual é o papel do nosso tempo? – foram formuladas pelos pré-socráticos na aurora do pensamento ocidental. Elas nos acompanham já há 2 mil anos. Hoje, os desenvolvimentos da Física e das matemáticas do caos e da instabilidade abrem um novo capítulo nessa longa história. Atualmente percebemos esses problemas sob um novo ângulo. Podemos, a partir de agora, evitar as contradições do passado.
Graça a sua precisão e sua simplicidade, Tratado da esfera foi adotado nas principais universidades europeias no final da Idade Média e início do mundo moderno – Paris, Oxford, Viena, Bourges, Bologna, Praga e Lisboa. A partir do século XVI, passou a ser texto básico para a formação dos pilotos que fizeram os grandes descobrimentos marítimos. Caso raro naquela época: um texto saía do mar fechado das universidades para cair na vastidão dos oceanos. Essa obra contém o fac-símile da versão quinhentista.