126 anos de Max Horkheimer

Notícia
Notícias
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Filósofo Max Horkheimer nasceu em 14 de fevereiro de 1895

Em meados da década de 1940, o filósofo alemão Max Horkheimer questiona como evitar que a barbárie, representada pelo nazifascismo e então recentemente derrotada na Europa, retorne ao Ocidente. Para ele, o avanço dos meios técnicos de esclarecimento foi acompanhado por um processo de desumanização, de modo que o progresso ameaça anular o próprio objetivo que deveria realizar: a ideia de homem. O resultado de tais reflexões foram reunidas no livro Eclipse da razão, obra lançada em 2015 e que está com 30% de desconto por conta do aniversário do pensador, nascido no dia 14 de fevereiro de 1895, na Alemanha. A condição especial vai até o dia 24 de fevereiro

Eclipse da razão

Seu objetivo declarado na obra é “investigar o conceito de racionalidade subjacente à nossa cultura industrial contemporânea, a fim de descobrir se esse conceito não contém defeitos que o viciam em sua essência”. Os textos coligidos em Eclipse da razão têm como origem palestras ministradas na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, nos anos 1940 – a mesma época em que redigia, com Theodor Adorno, a Dialética do esclarecimento.

Horkheimer toma como ponto de partida a diferenciação entre razão subjetiva e razão objetiva, sendo que a primeira se relaciona à faculdade de calcular probabilidades, de coordenar os meios com um fim, enquanto a segunda remete ao problema do destino humano, à organização da sociedade e à maneira de realização de fins últimos. Da tensão entre ambas, com o predomínio da razão subjetiva em relação à objetiva, emergiu um pensamento transformado em simples instrumento. O autor empreende, assim, uma profunda investigação sobre as intensas mudanças que o advento da industrialização, e com ela o predomínio da técnica, e da racionalização teve sobre a natureza humana, considerando também as implicações filosóficas destas mudanças.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br