Saiba mais sobre a Fundação Editora Unesp e suas iniciativas

Nossa história, missão, valores e objetivos

Há algum tempo as editoras deixaram de ser empresas que meramente publicam livros. Elas precisaram se tornar algo mais do que isso: casas de ideias, que detêm o conhecimento do passado, refletem sobre o presente e lançam os debates para as perspectivas do futuro. Lugares que ajudam a sociedade a trilhar um caminho de maior lucidez, conectado ao mundo contemporâneo.

Quando, em 1987, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) fundou sua editora, o projeto que havia para esta empreitada já anunciava esses ideais. Foi então que, em 1996, para consolidar esses objetivos, a Editora Unesp se transformou em Fundação Editora da Unesp, após aprovação do Conselho Universitário, visando expandir sua atuação através deste novo modelo de organização social, que estava mais de acordo com a representatividade que a instituição pretendia alcançar. Afinal, precisávamos crescer em nossa proposta organizacional para garantir o compromisso firmado de sermos algo além de uma editora.

A Fundação Editora da Unesp já tem, portanto, em sua própria concepção, uma meta de democratização do conhecimento e um potencial agregador como nenhum outro. Ela serve de principal ponte entre uma das mais exemplares universidades brasileiras e a sociedade. É por meio da FEU que a produção acadêmica e científica da Unesp pode chegar à população, como uma forma de mostrar o extenso trabalho de pesquisa realizado nesta instituição.

Além disso, a FEU traz ainda um grande leque de outros livros de pensadores e estudiosos consagrados, no Brasil e no exterior, que compõem um acervo também repleto de obras clássicas e contemporâneas. Para garantir o acesso a essa produção, contamos com nossas livrarias, tanto a física como a virtual, que proporcionam o contato com o público leitor.

Ainda acompanhando este caráter difusor, a Editora Unesp também demonstra seu compromisso com a educação com a implantação da Universidade do Livro (Unil). A Unil se constitui como um braço formador voltado para o treinamento e aperfeiçoamento, por meio de cursos, dos profissionais e aspirantes do setor editorial.

Para completar este perfil social, a Fundação entrou de vez na Era da Informação, promovendo o acesso à leitura. O lançamento da Coleção Propg-FEU, com textos produzidos na pós-graduação da Unesp, traz obras diretamente disponíveis para download gratuito, permitindo um alcance social ilimitado aos usuários. Esta iniciativa é algo que permanece inédito entre as demais editoras brasileiras, sendo a FEU a pioneira nesta prática.

E para auxiliar principalmente o atendimento às múltiplas demandas editoriais da Universidade Estadual Paulista, a FEU lançou um segundo selo, autônomo e descentralizado em relação ao de origem: o Cultura Acadêmica, que abre novas oportunidades de publicação num momento em que a pesquisa acadêmica e sua divulgação são cada vez mais necessárias. 

Assim, ao longo dos anos, a Fundação Editora da Unesp investiu em ser mais do que uma editora. Mesmo com o já reconhecido histórico de ativa participação no trabalho associativo, ao fazer parte de grupos como a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e a Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe (Eulac), a FEU buscou sempre um ideal de cumplicidade com a sociedade e com o saber.