Plataforma petrolífera P-51 da Petrobras
(Foto: Divulgação Petrobras/ABr - Agência Brasil)
O programa 4 Ases desta semana, que vai ao ar na quinta, 14, às 17h, entrevista o advogado especialista em Direito Societário, ex-conselheiro da Petrobras, agora indicado para retornar ao conselho como representante dos acionistas minoritários, Francisco Petros.
Uma das maiores empresas petrolíferas do mundo, a Petrobras nasceu estatal no governo Vargas mas tornou-se uma empresa mista de capital aberto em 1997, cujo acionista prioritário, não majoritário, é o governo brasileiro. Não é de hoje, entretanto, que ingerências políticas, vez ou outra, dão "rasantes" sobre os interesses da empresa, resquícios de tempos em que quem mandava no “nosso” petróleo era o governo federal. Essas ingerências, ou tentativas de, vão parar nos tribunais, porque acionistas, mesmo os minoritários, que hoje somam 64%, têm o direito de pleitear boas práticas administrativas dos responsáveis pela gestão dos negócios.
Humberto Casagrande e Wálter Fanganiello Maierovitch, mediados por Adhemar Altieri, repercutem com Petros as tentativas de interferência do presidente Bolsonaro na gestão da empresa, o que Petros já alerta que é grave transgressão às normas do atual estatuto da Petrobras elaborado na fase pós Lava Jato.
O 4 Ases conta com o apoio institucional da Fundação Editora da Unesp (FEU) e parcerias de conteúdo com o portal e a revista Imprensa e com o site Money Report. Todas as edições anteriores do programa podem ser conferidas nesta playlist no canal da Editora Unesp no YouTube. A transmissão ao vivo será no canal do programa no YouTube.
SIGA OS 4 ASES
YouTube: YouTube.com/c/programa4ases
Facebook: bit.ly/4AsesFacebook
LinkedIn: bit.ly/4AsesLinkedIn
Twitter: bit.ly/4AsesTwitter
Instagram: bit.ly/4AsesInstagram