'A abolição', de Emília Viotti da Costa, ganha nova tiragem

Notícia
Notícias
domingo, 23 de junho de 2024

Obra apresenta com maestria uma poderosa síntese do processo da abolição da escravidão

Em linguagem acessível inclusive para o público leigo, Emília Viotti da Costa apresenta, em A abolição - 9ª edição - que acaba de ganhar nova tiragem - o complexo cenário político, econômico, social e ideológico que levou à abolição no país, enfatizando que, embora tenha sido uma conquista, a libertação dos escravos foi apenas um primeiro passo em direção à emancipação dos negros no Brasil.

O livro apresenta a evolução do processo desde a derrocada das doutrinas que justificavam a escravidão, a partir da ascensão da burguesia na Europa ao longo do século XVIII, até a gradual adesão dos fazendeiros ao trabalho livre e contextualiza a pressão da Inglaterra pelo fim do tráfico e discorre sobre suas consequências, abordando ainda os reflexos das leis emancipadoras e do desenvolvimento econômico sobre o regime escravocrata.

Tudo isso sem deixar de lado a importância dos movimentos abolicionistas, que concederam legitimidade às revoltas dos escravos, violentamente reprimidas durante o período colonial.

Emília Viotti da Costa (1928-2017), nascida em São Paulo, formou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sendo livre-docente pela mesma universidade. Aposentada em 1969 pelo AI-5, foi docente em várias universidades dos Estados Unidos, entre as quais a Tulane University e a University of Illinois. Foi Full Professor na Yale University, onde lecionou por mais de duas décadas.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br