'A colonização explicada a todos' ganha nova tiragem

Notícia
Notícias
segunda-feira, 20 de junho de 2022

A colonização explicada a todos se divide em perguntas e respostas sobre eventos políticos, sociais, econômicos e culturais que sustentam o colonialismo

O que é o imperialismo? Qual a relação entre colonização e escravatura e como se harmonizaram com o Iluminismo e a Declaração dos Direitos do Homem? O historiador francês Marc Ferro se debruça sobre perguntas como essas no livro A colonização explicada a todos, que acaba de ganhar nova tiragem.

Ao longo de oito capítulos, o autor estabelece um padrão de perguntas e respostas com objetivo de, de fato, explicar a qualquer pessoa, independentemente do grau de conhecimento prévio, os principais temas ligados às ideias de colonização. “Neste livro, tratamos essencialmente da colonização europeia tal como entendida pela tradição histórica, isto é, aquela praticada além-mar entre os séculos XVI e XX e cuja memória continua viva”, escreve Ferro. “Veremos, assim, como ela deu origem a novas sociedades, das quais nem todas sobreviveram – enquanto o Japão não as teve.” 

Há ainda a comparação entre esse modelo e a colonização realizada pelo Império Russo, “na qual a questão colonial e a questão nacional podem interferir ou se confundir”, e a questão dos Estados Unidos. “Na era do imperialismo, a dominação da metrópole pode não vir acompanhada da presença de colonos no exterior. É o caso dos Estados Unidos, que também evocaremos.”

De forma didática e meticulosa, um tema espinhoso – e que deixa marcas profundas em todas as partes envolvidas: nativos, colonos e a metrópole – é dissecado e trazido ao grande público. Ao final desta longa “entrevista com si mesmo”, e de apresentar a filmografia relacionada ao tema e a cronologia os principais fatos, Marc Ferro provoca os leitores com uma instigante pergunta, com os olhos voltados ao futuro: “Será que um dia poderemos encarar com serenidade o período colonial?”.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br