'A Terra é Redonda' traz 'Ontologia e dialética'

Notícia
Notícias
domingo, 14 de setembro de 2025

Preleções de 1960-1961 revelam embates filosóficos que antecedem a Dialética negativa e mostram a centralidade da crítica adorniana ao "ser" de Heidegger

O portal A Terra é Redonda publicou a apresentação à edição brasileira do livro Ontologia e dialética (1960-1961), de Theodor W. Adorno. O texto é assinado por Por Daniel Pucciarelli e Luiz Philipe de Caux.

"As lições que o leitor tem em mãos constituem a exposição mais ampla e detalhada da crítica realizada por Theodor Adorno às correntes ontológicas alemãs do século XX, em particular à ontologia fundamental heideggeriana. Desde o fim da década de 1950, vários dos cursos expositivos de Adorno na Universidade de Frankfurt são dedicados a temas que correspondem direta ou indiretamente a futuros capítulos da Dialética negativa, publicada em 1966", escrevem.

Leia a íntegra aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br