Imagem “Life on the Edge” (A Vida no Limite), de autoria de Amit Eshel, vencedora da categoria Animals in their Enviroment [Animais em seu Ambiente], que testemunha o confronto dramático no penhasco entre dois íbex-da-núbia (Crédito: Amit Eshel/Divulgação)
O público brasileiro pode agora conhecer as fotografias premiadas no concurso Wildlife Photographer of the Year / Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, realizado pelo Museu de História Natural de Londres, que chega ao Brasil para uma exposição gratuita, reunindo as melhores fotos de flagrantes da vida selvagem no planeta.
A mostra está instalada para uma temporada de três meses na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Inaugurada na terça-feira, 28 de maio, a exposição fica aberta ao público até 25 de agosto deste ano. A entrada é gratuita.
A mostra itinerante, que estava na França, é inédita em um país da América Latina e reúne 100 fotos de um universo de 49.957 imagens inscritas na 59ª edição do concurso, que teve representantes de 95 países.
A exibição é uma produção da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp e resultado de uma parceria entre a Universidade, o Instituto Questão de Ciência (IQC), a Fundação Editora da Unesp (FEU) e o Memorial da América Latina.
Oficinas e visitas guiadas
Na temporada brasileira, a exposição vai ter oficinas de fotografia para públicos variados e vai acolher visitas monitoradas direcionadas a escolas de ensino básico. “Há um interesse científico em si (na exposição) e é nosso objetivo levar cultura científica ao público em geral, passar para a sociedade aquilo que a ciência pode apresentar para instigar as pessoas a participarem do esforço científico, que se confunde com o esforço humano”, disse o professor Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp.
O concurso de fotos existe desde 1965, cresceu em popularidade no Reino Unido nas suas primeiras décadas e, nos anos 1980, foi encampado pelo Museu de História Natural de Londres, que expandiu os horizontes da competição e passou a realizar a mostra itinerante mundo afora. Em andamento, a 60ª edição alcançou cerca de 60 mil inscrições, com representantes de 117 países –o resultado será conhecido no segundo semestre.
Todos os vencedores podem ser conhecidos aqui.
SERVIÇO
Wildlife Photographer of the Year / Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano
Quando: de 28 de maio a 25 de agosto de 2024
Onde: Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina. Avenida Mário de Andrade, nº 664, São Paulo (SP); próximo ao Terminal Barra Funda
Dias e horários: terça-feira a domingo, das 10h às 17h; última admissão às 16h30
Ingresso: entrada gratuita, para todas as idades
Parceria: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, Instituto Questão de Ciência, Fundação Editora da Unesp e Centro Brasileiro de Estudos da América Latina do Memorial da América Latina
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br