Alessandra Ruiz ensina como publicar com sucesso

Unil
Unil
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A edição de livros comerciais

A publisher e editora Alessandra J. Gelman Ruiz, atualmente na Sextante/Arqueiro, apresenta, de 7 a 10 de março, o processo da edição de livros comerciais

A Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, realiza pela primeira vez o curso A edição de livros comerciais: como publicar com sucesso. Essa estreia visa apresentar a dinâmica da prospecção, escolha, edição e publicação de livros comerciais bem-sucedidos, evidenciando aos alunos os fatores que influenciam no sucesso dos títulos antes, durante e depois de publicados.

No decorrer de 9 horas/aula, a publisher e editora Alessandra J. Gelman Ruiz apresenta o funcionamento do mercado de livros comerciais no Brasil, as dificuldades, oportunidades e o sucesso de uma obra (aspectos subjetivos e objetivos). Critérios de seleção, características de um original de alto potencial, edição de qualidade, tiragens e timing de publicação são outras características técnicas abordadas nas aulas que abrem caminho para se pensar os best-sellers, long-sellers, livros de cauda-longa, livros pontuais e livros sazonais. 

Ela também explica como desenvolver projetos nacionais de sucesso e descobrir pérolas nos catálogos estrangeiros. Além disso, mostra a importância da adequação do livro às estratégias da editora, discute plano de negócio, concorrência, linhas editoriais, oportunidades de mercado, tamanho e interesse do público-alvo, divulgação, influenciadores, formadores de opinião e eventos impulsionadores. Explica a competência e eficiência comercial, a relação do editor com livreiros e livrarias, as tendências, os gêneros promissores, as modas, os fenômenos editoriais e o efeito "lista dos mais vendidos". Por fim, faz um panorama sobre o leitor brasileiro atual e a função do vendedor e editor conectado.

Destinadas a publishers, editores, assistentes editoriais, profissionais de comunicação e marketing, assessores de imprensa, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, vendedores, empreendedores e futuros empreendedores, profissionais e futuros profissionais de editoras e demais interessados, as aulas acontecem de 7 a 10 de março de 2016, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 550,00 (R$ 439,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial) com inscrições até 7 de março de 2016.

Alessandra RuizSobre a docente - Alessandra J. Gelman Ruiz é publisher e editora, com curso de especialização em Publishing pela Universidade de Yale, atua há 23 anos no mercado editorial, com passagens pelas editoras Alaúde/Tordesilhas, Gente e Grupo Autêntica/Gutenberg. Atualmente trabalha na Editora Sextante/Arqueiro. Sua especialidade são os livros de trade, tanto de ficção quanto de não ficção, e a descoberta de novos talentos nacionais. Editou sucessos de autores como Thalita Rebouças, Maurício de Sousa, Gustavo Cerbasi, Paula Pimenta, Bruna Vieira, entre outros.

A edição de livros comerciais: como publicar com sucesso 

Data: 7 a 10 de março de 2016
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 12 horas
Inscrições até: 7/03/2016 às 15h
Investimento: R$ 550,00 (R$ 439,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamim Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: unil@editora.unesp.br
Clique aqui para informações e inscrições on-line.

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp