Anpocs escolhe título da Editora Unesp como a melhor obra científica de 2019

Notícia
Notícias
sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Discussão proposta pelo título vencedor é centrada nas instituições norte-americanas de formulação e execução do comércio externo   

Poder e Comércio: A política comercial dos Estados Unidos, publicada pela Editora Unesp recebe o Prêmio de Melhor Obra Científica de Ciências Sociais 2019 (ANPOCS). O concurso visa incentivar a produção científica e cultura brasileira, assegurando a difusão dos trabalhos de excelência acadêmica e intelectual.

“Este livro discute centralmente uma questão, a política de comércio internacional dos Estados Unidos, concentrando sua atenção nas instituições que a formulam e nos mecanismos de execução”, anotam os autores. “Portanto, relações internacionais, políticas econômicas, questões conceituais de comércio internacional, economia norte-americana, instituições, administração, Congresso, sociedade, serão todos considerados.”  

Ao longo dos 11 capítulos, divididos de maneira temporal, os autores trazem luz a questões de longo prazo, por exemplo, quais são os desafios e oportunidades percebidos pelas principais agências relacionadas à política comercial resultantes do fim da Guerra Fria. O livro integra a Coleção Estudos Internacionais, com mais de 20 títulos dedicados ao estudo de grandes temas da área ligados à política, à economia e à sociedade.

Sobre os autores - Tullo Vigevani é professor aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu). Publicou inúmeros livros e artigos sobre política externa do Brasil, comércio e integração regional e teoria das relações internacionais, também nos Estados Unidos, China, Argentina etc.

Filipe Mendonça é pesquisador do Cedec e do INCT-Ineu. É professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais (Nepri-UFU). Publicou livros e artigos sobre Teoria das Relações Internacionais, com particular ênfase em política de comércio dos Estados Unidos.

Thiago Lima é professor do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É pesquisador do INCT-Ineu e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI) da UFPB. Vencedor do Prêmio Capes de Tese em Ciência Política e Relações Internacionais no ano de 2015, publicou o livro O protecionismo agrícola nos Estados Unidos (Editora Unesp, 2018). 

Título: Poder e comércio: Apolítica comercial dos Estados Unidos  
Autores: Tullo Vigevani, Filipe Mendonça, Thiago Lima  
Número de páginas: 457 
Formato: 16 x 23 cm  
Preço: R$ 98,00 
ISBN: 978-85-393-0713-5   

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp