Alunos classificados no Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil 2023 podem participar dos sorteios de clássicos da literatura e da cultura universal todas as semanas de julho
Já temos os ganhadores do segundo sorteio de livros do Programa Livro Permanente, realizado hoje (12 de julho), entre os alunos classificados no Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil 2023. São eles:
Parabéns aos três ganhadores. Em breve, vocês receberão os livros nos endereços indicados no formulário de inscrição.
O próximo sorteio acontece na quarta-feira, 19 de julho. Para concorrer, os alunos interessados devem se inscrever até a próxima terça-feira, 18 de julho, preenchendo o formulário aqui.
Os livros a serem sorteados são os seguintes:
Eugénie Grandet
Honoré de Balzac
Publicado no fim de 1833, é o primeiro dos grandes livros de Balzac e, de acordo com muitos, também sua obra-prima. É expressivo o modo como Balzac inaugura em Eugénie Grandet a descrição de costumes, atores e espaços da vida provinciana. No centro da narrativa está o avaro Félix Grandet, antigo tanoeiro e ex-prefeito da cidade, que acumula fortuna considerável graças ao dote de casamento e à especulação financeira em tempos de instabilidade econômica, tornando-se uma das pessoas mais ricas e influentes da cidade de Saumur. Já Eugénie, sua filha, recebe visitas frequentes de pretendentes que apenas desejam sua fortuna, até que surge seu primo Charles, um jovem dandy parisiense. Rapaz refinado da capital, ele desperta o interesse da inocente Eugénie. O relacionamento dos dois jovens, entretanto, sofre interdições e percalços que afetam o destino da jovem Grandet.
Urupês
Monteiro Lobato
Urupês é uma coletânea de contos e crônicas do escritor brasileiro Monteiro Lobato, considerada sua obra-prima e publicada originalmente em 1918. Inaugura na literatura brasileira um regionalismo crítico e mais realista do que o praticado anteriormente, durante o romantismo.
Enciclopédia - Metafísica
Denis Diderot e Jean d'Alembert
O sexto volume da Enciclopédia de Diderot e d’Alembert em português – o último da coleção – reúne verbetes dedicados a questões propriamente metafísicas – afinal, a Enciclopédia é conhecida, nos dias de hoje, como uma obra de Filosofia. O pensamento do século XVIII é profundamente marcado pela presença das doutrinas e conceitos de grandes filósofos do século anterior, não somente Bacon, Newton, Locke, que os enciclopedistas reclamam como predecessores diretos de seu próprio pensamento, mas também Descartes, Malebranche, Espinosa e Leibniz. É o período dito “moderno” da história da Filosofia. Pareceu justo que a revisão crítica, pelos enciclopedistas, de doutrinas de peso tão considerável, ganhasse destaque numa coleção como esta, voltada ao público em geral e aos leitores de Filosofia em particular.
Se você é aluno do programa de Permanência Estudantil 2023, inscreva-se para o sorteio de 19 de julho aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br