Mostra sobre Mendes vai até janeiro de 2024 no Museu de Arte Moderna de São Paulo
A exposição 'Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo' é um mergulho profundo na vida e obra de um dos mais notáveis escritores e críticos brasileiros do século XX, e está em exibição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) até janeiro de 2024. Um dos pontos notáveis da exposição é sua curadoria, que teve a participação da livre-docente e professora-colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora da Editora Unesp Maria Betânia Amoroso. Ela escreveu Murilo Mendes: O poeta brasileiro de Roma.
"Por muitos anos li a poesia e a prosa de Murilo Mendes", registra Amoroso. "Durante a pesquisa que resultou no livro, fui percebendo que a relação de Murilo com as artes plásticas tinha sido constante em toda sua vida: dos anos 1920 no Rio até os anos 70 na Itália. Embora não estivesse nos meus planos iniciais para o livro, acabei escrevendo um capítulo inteiro dando ênfase para esse aspecto da produção do poeta, já que havia muito texto escrito para artistas e exposições na Itália. Posso afirmar, hoje, que foi desse capítulo que nasceu a atual ideia da exposição da qual fui curadora junto a Taise Palhares e Lorenzo Mammì."
O livro tem como eixo central a circulação e a recepção da obra de Murilo Mendes na Itália. A autora procurou identificar quem escreveu sobre ele, que lugar esses leitores ocupavam na vida cultural italiana e qual o grupo de críticos que mais e melhor acolheu o poeta brasileiro. "Há ainda a confirmação do pertencimento de Murilo, enquanto poeta e crítico de arte, por parte de um grupo significativo de artistas e críticos italianos, atuantes nos anos 60 e 70 em Roma", diz.
Assim, a exposição é uma continuação natural do livro, e com os empréstimos de obras da grande coleção de Murilo Mendes, abrigada no Museu de Arte Murilo Mendes em Juiz de Fora, o público tem a oportunidade de explorar não apenas a obra do poeta e crítico, mas também sua faceta de colecionador. É notável como a exposição destaca Murilo Mendes como uma figura central na vida artística brasileira desde os anos 20 até meados dos anos 50, quando ele se estabeleceu na Europa, particularmente em Roma.
Saiba todos os detalhes da mostra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br