Aventuras na História destaca 'A história de Ruth'

Imprensa
Imprensa
sexta-feira, 10 de julho de 2020

O livro retrata a trajetória desde a libertação no Campo de Concentração até a chegada em terras brasileiras

O portal Aventuras na História destacou a obra de Ruth Sprung Tarasantchi, A história de Ruthpublicada pelo selo Cultura Acadêmica, da Editora Unesp e KPMO Cultura e Arte. 

A artista plástica, restauradora, pesquisadora e historiadora de arte Ruth Sprung Tarasantchi nasceu em Sarajevo, Iugoslávia (atual Bósnia-Herzegovina) em 1933, e desde 1947 vive no Brasil. Encontrou na gravura em metal o processo ideal para sua expressão artística. Suas imagens despertam emoções e sentidos, em uma espécie de ideário universal dos álbuns de família. Autobiográficas, narrativas, impregnadas pelo universo feminino, pelos costumes e tradições judaicas, pelos personagens que habitam sua memória, as gravuras de Ruth nos transportam no tempo e no espaço. Neste livro, as gravuras são acompanhadas de textos em que a artista mira a própria vida em retrospectiva, e as imagens encontram contraponto perfeito na poesia que perpassa a narrativa.

O texto da jornalista Victória Gearini diz "a artista conta lembranças pessoais de sua infância ao lado de amigos e entes queridos, passando pela sua estadia na Itália em decorrência da Segunda Guerra Mundial, pelo confinamento no Campo de Concentração em Ferramonti, até a libertação e a vinda para o Brasil, onde se casou e teve filhos e netos". Leia a matéria completa aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br