Livro de 1773 configura-se como um dicionário filosófico atual sobre relações humanas
“Confere-se à justiça o nome de equidade porque ela remedia a desigualdade que a natureza estabeleceu entre os homens; ela põe um freio na força; ela protege o fraco contra o poderoso, o pobre contra o rico; ela põe cada um em condições de trabalhar pelo seu próprio interesse, que ela limita e submete ao interesse público – do qual o interesse particular jamais pode se separar sem perigo.” É desta forma que o barão de Holbach expõe seu modelo de sociedade virtuosa em Sistema social, lançamento da Editora Unesp.
A visão de Holbach, que ele posteriormente denominará de etocracia sob uma perspectiva materialista, integra a doutrina da virtude à ciência do governo, fundamentando-se na interligação entre moral e política. A clareza e a precisão das definições tornam este livro um autêntico dicionário filosófico, abordando uma variedade de conceitos. O léxico conceitual expandido interliga teorias em áreas como psicologia moral, pedagogia, estética, economia e crítica religiosa. Além disso, a obra oferece reflexões sobre a guerra e traz uma teoria contratualista em diálogo com filósofos renomados, como Grotius, Hobbes, Locke e Rousseau.
Em suas palavras, Holbach ressalta: “Tudo no mundo moral, assim como no mundo físico, está ligado”. Ele critica a tendência humana de focar nos efeitos, negligenciando as causas. Suas observações destacam o impacto de fatores como ignorância, preconceitos, opiniões, educação e governos injustos na moralidade humana.
As avaliações políticas de Holbach são notavelmente atuais, abordando temas como golpes de Estado, má administração e privilégios corporativos. Ele promove uma ética de reconhecimento, enfatizando a virtude como a felicidade proporcionada aos outros e defende a aplicação universal dessa ética, mesmo em relações tradicionalmente desiguais. Em resumo, para Holbach, a verdadeira autoridade e superioridade baseiam-se na virtude e no bem que proporcionam às pessoas.
Sobre o autor
Escritor, filósofo e enciclopedista, Paul-Henri Thiry, o barão de Holbach (1723-1789), foi um importante expoente do Iluminismo na França. De origem alemã e expressão francesa, ficou conhecido por seu pensamento materialista e suas fortes convicções antirreligiosas. Holbach manteve um salão literário em Paris que foi um importante ponto de encontro dos intelectuais da época, frequentado por nomes como Diderot, D’Alembert, Buffon e Rousseau, entre outros. Dele, a Editora Unesp publicou Etocracia ou O governo fundamentado na moral.
Título: Sistema social: ou Princípios naturais da moral e da política, com um exame dainfluência do governo sobre os costumes
Autor: Barão de Holbach
Tradução: Regina Schöpke, Mauro Baladi
Número de páginas: 560
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 136
ISBN: 978-65-5711-174-1
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br