'Brasil de Fato' traz 'A Revolução Guatemalteca'

Imprensa
Imprensa
segunda-feira, 15 de abril de 2024

Fortalecida pela vitória dos aliados na 2ª Guerra, revolução uma das estrelas mais rutilantes no vasto - posto que frágil - firmamento democrático que se plasmou em toda a América Latina entre 1944 e 1946
(Foto: Allexxandar/Freepik)

A versão paranaense do Brasil de Fato trouxe A Revolução Guatemalteca, de Greg Grandin.

"Como descreve Greg Grandin no livro “A revolução guatemalteca”, (Editora UNESP, 2004), os movimentos de resistência da nação maia foram cruelmente combatidos, principalmente nos anos 70 e 80", escrevem. "'Na Guatemala, o terror se transformou num espetáculo: soldados, comissionados e patrulheiros civis estupravam as mulheres diante dos maridos e dos filhos. O zelo anticomunista e o ódio racista se disseminaram no desempenho da contrainsurgência. As matanças eram inconcebivelmente brutais. Os soldados matavam crianças, lançando-as contra rochas na presença dos pais. Extraíam órgãos e fetos, amputavam a genitália e os membros perpetravam estupros múltiplos e em massa e queimavam vivas algumas vítimas', apurou."

Leia a íntegra aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br