Camila Cabete desmistifica novos modelos de negócios digitais no mercado editorial

Notícia
Notícias
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Curso aborda desafios e oportunidades para editores, escritores
e demais profissionais do livro no cenário digital

(Foto: Free Malaysia Today)

Em um momento de grandes transformações para o mercado editorial, um novo curso da Universidade do Livro chega para discutir os modelos de negócios digitais, trazendo informações fundamentais para editores, escritores e outros profissionais do setor: Novos modelos de negócios para produtos digitais, com aulas ao vivo de 26 a 29 de novembro de 2024, das 19h30 às 21h30.

A formação promete desmistificar conceitos, apresentar novos protagonistas do mercado e esclarecer dúvidas sobre as novas formas de distribuição de conteúdo, como streaming e empréstimos digitais, bem como remuneração de produtos.

Apesar de a pandemia ter acelerado a aceitação do formato digital, o mercado ainda enfrenta incertezas. “Quando pensávamos que o livro digital deixaria de ser uma questão, novas polêmicas surgiram. Muitos ainda se perguntam: é streaming? É empréstimo? Estão querendo me roubar? É justo?”, comenta a docente responsável pelo curso. Para ela, essa confusão é natural diante das mudanças, mas o medo e a desconfiança podem acabar bloqueando o avanço de práticas que têm o potencial de ampliar o alcance da leitura no Brasil.

Com foco em aprofundar o debate e esclarecer os modelos emergentes, o curso busca não apenas apresentar as inovações, mas também promover uma discussão crítica. Serão abordados os desafios e as oportunidades que esses novos formatos representam para o mercado. “É um desserviço ao nosso principal propósito, que é fazer o Brasil ler, simplesmente negar ou rejeitar essas mudanças sem compreendê-las. Precisamos olhar para essas novas possibilidades de forma mais aberta e informada”, ressalta a docente.

Ao longo das aulas, que terão duração de duas horas cada, os participantes terão a oportunidade de interagir, discutir suas experiências e explorar exemplos práticos. As aulas serão gravadas, permitindo que os inscritos revisitem os conteúdos por até 30 dias após o término do curso, em 28 de dezembro de 2024.

O curso é direcionado a editores, escritores, agentes literários, profissionais de marketing, designers, ilustradores e outros interessados em compreender as transformações do mercado editorial. Empreendedores que desejam explorar as novas oportunidades trazidas pelo digital também encontrarão no curso um espaço para aprendizado e troca de ideias.

Sobre a docente

Camila Cabete é pioneira no campo da inovação digital na indústria editorial, com formação em História. Sua trajetória começou como líder editorial em uma editora técnica, onde seu interesse pela inovação surgiu em 2009. Desde então, ela se dedicou a explorar novos modelos de negócio e formatos na indústria editorial. Notavelmente, ela desempenhou um papel fundamental na criação da primeira distribuidora de formatos editoriais digitais no Brasil, com uma passagem marcante de 9 anos como Country Manager na empresa global Rakuten Kobo. Camila atualmente atua como Head de Conteúdo na inovadora Edtech Árvore desde 2021, reconhecida como a primeira Edtech brasileira a vencer na categoria People’s Choice no GESAwards. Além disso, ela contribui ativamente para o Comitê de Inovação da CBL, abraçando uma visão positiva sobre os desenvolvimentos do mercado e acreditando no poder transformador da inovação. Adotando o home office desde 2012, ela defende novos modelos de trabalho e enxerga a inovação como uma aliada valiosa para o avanço do potencial humano.

Novos modelos de negócio para produtos editoriais digitais

Data: 26 a 29 de novembro, das 19h30 às 21h30
Duração: 8 horas
Investimento: de R$ 506 por R$ 430 (valor único, com desconto), em até seis parcelas de R$ 71,66 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 26/11/24 ou, ainda, no boleto para pagamento até 19/11/24.
Inscrições: até 26 de setembro, às 15h

Mais informações e inscrições online, clique aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br