'Canal Quinta Brigada' resenha 'Estudos sobre a personalidade autoritária'

Imprensa
Imprensa
terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Uma das obras mais significativas de psicologia social analisa como, durante a Segunda Guerra Mundial, o fascismo estava presente na população norte-americana

O canal do YouTube Quinta Brigada resenhou o livro Estudos sobre a personalidade autoritária, de Theodor W. Adorno.

"Na década de 1940, logo após a derrocada dos regimes fascistas responsáveis pela Segunda Guerra Mundial, foi publicado o livro 'Estudos sobre a personalidade autoritária', que divulgou a primeira grande pesquisa sobre o que levaria uma pessoa a seguir regimes fascistas e autoritários", anota. "O filósofo alemão Theodor Adorno, representante da Escola de Frankfurt, participou dessa pesquisa e colaborou com boa parte do livro. O que é tratado nesse trabalho é de muita importância para quem busca compreender melhor a Segunda Guerra Mundial e o advento do nazismo e do fascismo, mas também pode colaborar bastante para compreendermos a situação atual do Brasil de Bolsonaro. Esse vídeo da Quinta Brigada é uma introdução a esse importante trabalho de Adorno, publicado aqui no Brasil pela Editora Unesp."

Assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AQ8wOA7tGG0

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br