Cinco razões para conhecer 'Facticidade e validade', de Jürgen Habermas

Notícia
Notícias
sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O lançamento Facticidade e validade: Contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia, de Jürgen Habermas, lança luzes sobre as transformações dos contextos democráticos atuais, em que vemos a ascensão do populismo, as novas tecnologias de manipulação e controle da esfera pública, a revitalização da desobediência civil como modelo significativo de ação política, e a decomposição das formas clássicas de separação de poderes. 

Separamos alguns motivos essenciais para você conhecer esta importante obra de Habermas:

  1. Considerada uma das principais obras políticas do final do século XX;
  2. Habermas propõe novos desafios para a democracia nos Estados de direito;
  3. Habermas reconhece na realidade das sociedades modernas os potenciais de emancipação e seus obstáculos, busca apoio em pesquisas empíricas e nunca deixa de justificar os seus próprios critérios;
  4. Sua publicação se dá aproximadamente três anos após a queda do muro de Berlim, tendo sido elaborada durante o período mais significativo da chamada reunificação alemã. Esse momento histórico possui um significado marcante para todo o contexto político mundial: ele é vivenciado por uma ampla gama de intérpretes como a derrocada do socialismo de Estado e a vitória – senão definitiva, aparentemente sólida e duradoura – do capitalismo democrático.
  5. Tradução e apresentação é de Felipe Gonçalves Silva (Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e Rúrion Melo (Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). 

O livro já está disponível na Livraria Unesp e nas principais livrarias do Brasil. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br