Clássico a ser redescoberto ensina como se tornar filósofo

Notícia
Notícias
quinta-feira, 23 de junho de 2016

Shaftesbury influenciou alguns dos maiores pensadores dos séculos XVIII e XIX

ExercíciosO que é filosofia? Para Anthony Ashley Cooper (1671-1713), o terceiro conde de Shaftesbury, esta é uma questão prática: conhecer a si mesmo e aprimorar-se. Não há distinção entre estudar ou aprender filosofia e tornar-se filósofo. Assim, as chamadas especulações filosóficas seriam exercícios. Exercícios para formar ideias, para olhar para dentro de si mesmo e descobrir o que é útil para a vida, o lugar que ocupamos no cosmos. Entre 1698 e 1704, Shaftesbury dedicou-se incansavelmente a descobrir as maneiras de fortificar a mente, a como nos integrarmos melhor a uma ordem maior do que nós mesmos. O resultado, ele reuniu em dois cadernos que intitulou “Askhmata”, que significa, entre outras coisas, “exercícios” em grego.

Estes Exercícios (Askhmata), publicados agora pela primeira vez em português pela Editora Unesp, foram valiosos para Shaftesbury na construção de sua curta carreira filosófica, que começa em 1708 e termina com sua morte, em 1713, carreira que influenciaria pensadores como Hume, Kant, Diderot, Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Goethe, Mendelssohn e Adam Smith. 

Suas ideias, que retomam o legado estoicista da Antiguidade, marcariam o século XVIII. Também articularia, como nota Pedro Paulo Pimenta na apresentação da edição brasileira, os domínios da ética e da estética em um modo de fazer filosofia “muito próximo da concepção que os artistas – o escultor, o pintor, o poeta – têm de seus respectivos ofícios”. Isso significa imitar e adquirir regras externas que, depois de incorporadas, se tornam imanentes. 

E a aquisição dessas qualidades pode ser realizada em atividades rotineiras e laboriosas, tal qual o atleta que se exercita nos ginásios antes de demonstrar a força e a agilidade adquiridas em público. 

Esta é a proposta dos Exercícios: variações de uma “ginástica” da mente. Permitir fortificar uma mente, ensiná-la a “curar inquietude, agitação e ansiedade, e encontrar o que tem o poder de satisfazer e contentar”, justificando a sua existência no seio da humanidade.

Este lançamento também possibilita ao leitor brasileiro descobrir ou renovar seu contato com um dos grandes nomes da filosofia inglesa, ainda não estudado por aqui com o afinco que alemães, franceses e ingleses dedicaram ao legado shaftesburyano no Século das Luzes. 

Título: Exercícios (Askhmata) 
Autor: Shaftesbury
Organização, tradução e apresentação: Pedro Paulo Pimenta
Número de páginas: 191
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-393-0625-1

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp