Clássico da Antiguidade ilumina discussões atuais sobre linguagem

Notícia
Notícias
segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Além de levantar questões sobre a linguagem na Antiguidade, 'Contra os gramáticos', do filósofo grego Sexto Empírico, também revela importantes paralelos contemporâneos

Clássico da Antiguidade ilumina discussões atuais sobre linguagem

Sexto Empírico viveu por volta do século II ou III, mas o seu Contra os gramáticos, ao investir contra o uso dogmático da linguagem, se insere no que há de mais vibrante nos debates filosóficos dos últimos 50 anos. Neste lançamento da Editora Unesp em edição bilíngue (texto integral traduzido diretamente do grego), a crítica antimetafísica do escritor cético encontra seu alvo na ideia de uma gramática gerada desde princípios universais, já que Sexto era defensor de uma concepção convencionalista da linguagem, ou seja, tal como Aristóteles, acreditava que é o uso social que dá sentido às palavras – a língua não dá sentido à essência das coisas.

Sexto Empírico não ataca o “conhecimento de todo e qualquer tipo de letras, seja grega ou bárbara”, mas a Gramática técnica que pretende oferecer fórmulas universais para algo tão dinâmico e impossível de se inventariar como é o uso da linguagem. Neste sentido, já antecipava há séculos aquilo para que os pós-estruturalistas chamam a atenção hoje: não se pode entender a linguagem dissociando-a de seus usos (como fez Saussure no começo do século XX, ao separar língua e fala).

A defesa de ideias como essas e sua prática médica lhe renderam o apelido de Empírico. Nesse caminho, combateu a astrologia e superstições. Contra os gramáticos é a primeira parte de uma investida crítica que abarca vários campos: retórica, geometria, aritmética, astrologia, música, lógica, física e ética. Desse vasto arsenal cético, a Editora Unesp já publicou também Contra os retóricos.

Trata-se de uma radical afirmação do ceticismo que, ao inspirar autores como Descartes e Montaigne, influenciou fortemente as bases da Filosofia moderna, a partir do princípio básico de que a vida prática segue a experiência, os sentidos, as necessidades do corpo e as regras da arte. Assim, ao mesmo tempo que constitui uma fonte fundamental para entendermos o pensamento antigo, Sexto Empírico é um autor atual, um contraponto necessário às tentativas de se formular princípios gerais com base em ocorrências particulares. 

Sobre o autor - Sexto Empírico, filósofo grego que viveu entre os séculos II e III d.C. (a data exata e o local de seu nascimento são desconhecidos), é o maior expoente do ceticismo pirrônico. Sua obra, marcada por um caráter antimetafísico e empirista, é uma das mais importantes contribuições do pensamento grego antigo.

TítuloContra os gramáticos
Autor: Sexto Empírico
Tradução: Rafael Huguenin e Rodrigo Pinto de Brito
Apresentação: Ana Paula Grillo El-Jaick e Fábio da Silva Fortes
Número de páginas: 254
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58,00
ISBN: 978-85-393-0605-3


Assessoria de Imprensa da Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Elizandra Hengles | elizandra@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom