Franco Cambi, renomado pedagogo italiano, faz em História da Pedagogia, clássico que acaba de ser reimpresso, uma reconstrução interpretativa geral da história da pedagogia ocidental. O livro aborda um período histórico que vai desde a Antiguidade Clássica até o fim da Guerra Fria. Para cada período, ele descreve o pensamento educativo hegemônico e suas instituições pedagógicas. Esta prática historiográfica possibilita ao autor tecer considerações a propósito de várias correntes atuais de estudo da escolarização.
Confira um trecho da orelha do livro escrito pela professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Carlota Boto:
"A pesquisa em História da Educação procura hoje compreender a apropriação do debate teórico pelo lugar social, sempre muito escondido, das práticas escolares. Para Franco Cambi, indagar a História da Pedagogia é, por essa diretriz, caminhar no movimento que vai da produção das ideias filosóficas à sua ressonância nas rotinas e no dia a dia da escola; mas é também atravessar e ultrapassar as práticas escolares e perguntar-lhes quais suas aproximações e suas distâncias em relação aos ideais pedagógicos de cada época. Historiar a educação deixa de ser, sob tal perspectiva, o convencional relato preso exclusivamente a ideias, que parecem, por sua vez, desencadeadas e alheias a seu tempo e a seu espaço de produção. Nem por isso, entretanto, esta História de Pedagogia renuncia à procura da verdade e ao compromisso com os princípios de realidade, em nome exclusivamente dos discursos, e da materialidade de práticas - como se estas pudessem existir sem qualquer representação teórica capaz de minimamente nomeá-las. Para Franco Cambi, muito mais do que isso, a História da Educação situa-se na encruzilhada, na confluência entre história e educação, entre pensamento educacional e quotidiano educativo, entre filosofia e vida material."